• Ciências Sociais
  • Letras
  • Pedagogia
  • Serviço Social
Evento abordará humanidade e capitalismo tecnológico

O Decano da Escola de Humanidades Unisinos, professor Dr. Adriano de Brito,  a coordenadora do o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, professora Dr. Maura Corcini Lopes e a professora. Dr. Gelsa Knijnik coordenadora do grupo de pesquisa, convidam para a palestra “Muerte o transfiguración? Sobre las humanidades en capitalismo tecnológico”, que contará com a presença da professora Drª. Paola Ximena Valero Dueñas.

O evento ocorre dia 23 de setembro, das 19h30 às 22h, na Sala Conecta, Unisinos São Leopoldo – Setor A, Prédio 01, Centro Comunitário, 2º andar.

Muerte o transfiguración? Sobre las humanidades en en capitalismo tecnológico

“El conocimiento que sirve es aquel por el cual alguien paga y sirve para generar valor”. Esta se ha convertido en la consigna que guía políticas estatales de financiación de la investigación en países con una creciente capitalización del conocimiento y la investigación. En un terreno donde riña esta consigna las humanidades están desahuciadas en su lecho de muerte. Que las humanidades no generan dinero y no sirven para nada es una premisa inaceptable. En esta charla discutiré lo que estos retos significan para los estudios universitarios en humanidades y ejemplificaré con nuevos de estudios humanísticos que hemos desarrollado en la universidad de Aalborg para enfrentar tales retos”.

Profª. Drª. Paola Ximena Valero Dueñas

Paola Valero é professora de Educação em Matemática e Ciência na Sociedade do Conhecimento na Universidade de Aalborg. Doutora em Educação Matemática, pela Danish University of Education, Denmark, licenciada em Ciência Política, 1995, e em Línguas Modernas, 1994, pela Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia. Ela é a líder do “Grupo de Pesquisa Educação Ciência e Matemática (SMERG)”, no Departamento de Educação e Filosofia, e foi membro do Conselho Consultivo e do Conselho de Estudos nesse Departamento. Desde 2007, ela tem atuado como diretora do Programa de Doutorado em “Tecnologia e Ciência”, que faz parte da Escola de Doutorado Internacional de Tecnologia e Ciência, na Faculdade de Engenharia e Ciências. Desde janeiro de 2011, ela também foi diretora do Programa de Doutoramento “Educação em Saúde, Organizações e Ética”, na Faculdade de Medicina. Ela se interessa pela pesquisa em matemática e educação científica em todos os níveis; em especial pelos processos de inovação e mudança nesses campos. Interessa-se também pelos temas do desenvolvimento curricular, multiculturalismo na ciência, educação matemática e científica e formação de professores. A professora é uma das principais referências mundiais no estudiosa da Educação Matemática. Em sua pesquisa atual, investiga o tema da exclusão e da inclusão mediante o ensino da matemática e das ciências, pesquisa que é parte do Centro Nórdico de Excelência “Justiça através da educação nos países nórdicos”. Juntamente com Morten Blomhøj, da Universidade de Roskilde, foi editora-chefe da revista Estudos nórdicos em Educação Matemática. Atua nos conselhos editoriais de revistas científicas na Colômbia, Dinamarca, México, Espanha e África do Sul, e também como avaliadora em editoras científicas internacionais, como a Springer.