• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Curso de Relações Internacionais promove palestra sobre a Crise Política

Afim de entender a atual crise política que o Brasil enfrenta, o curso de Relações Internacionais promoveu na tarde de terça-feira (29) uma palestra com o professor Dr. Benedito Tadeu César, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Políticas da UFRGS. O pesquisador abordou a política no Brasil após as eleições de 2014 e quais os fatores que levaram o país para a situação de crise em que se encontra atualmente. A palestra ocorreu na Unisinos Porto Alegre.

Benedito iniciou a fala dizendo prefere fazer análises sobre o assunto que ultrapassem a política e que é necessário entender o cenário que levou à situação que o país vive hoje. “Precisamos compreender toda a conjuntura política, todos os acontecimentos e a relação entre as coisas que estão acontecendo, não conseguimos entender a crise”, disse.

O professor fez uma análise da situação política do país desde 1964, abordando fatores que ainda influenciam hoje a realidade do país. “A crise que a gente atravessa hoje, na minha opinião, é maioritariamente política, por conta de partidos desgastados e com problemas internos”, analisou o pesquisador. Outro ponto importante que Benedito citou, foi o grande poder da mídia em situações como essas. Comparando o difícil acesso à informação que se tinha antigamente a velocidade com que um fato é compartilhado hoje.

“Não sabemos se a corrupção hoje é maior do que a de anos atrás. Mas a exposição midiática é muito grande e todo mundo sabe de tudo. Atualmente é possível que a mídia coloque pessoas e entidades na posição de vilões, coisa que no passado era bem mais difícil de acontecer”, comentou. Em sua visão, foi esse acesso à informação que fez com que as pessoas enxergassem e fosse para as ruas reivindicar seus direitos. Ou seja, é um poder muito grande que é alavancado pela internet.

“Nas manifestações de 2013 viu-se o poder na mídia. Lado a lado estava ativistas de movimentos diferentes, com linhas de pensamento opostas, mas se apropriando dos espaços públicos para demonstrar seu descontentamento”, comentou Benedito. Ele ressalta que o que mais marca o atual momento no Brasil é a exacerbação da disputa política, o que em sua visão não é ruim, mas acaba contribuindo para a crise.

Juntamente com os alunos, o professor Benedito analisou todos os possíveis fatores que levaram o país até a crise política atual e como isso impacta a população, sempre buscando entender o contexto que possibilitou que levou a isso. A fala chamou a atenção dos estudantes que lotaram a palestra e participaram da discussão proposta.