• Administração - Comércio Exterior
  • PADE
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais

A importância da comunicação no mercado digital

turma_gestao_comercialMão de obra qualificada é o que mais falta no mercado de tecnologia brasileiro. Com essa declaração, o sócio-diretor da empresa Dinamize, Jonatas abbott, norteou sua fala sobre comunicação digital e mercado internacional, à turma de Internacionalização e Intercâmbio para benchmarking, da Graduação em Gestão Comercial. O evento ocorreu na terça-feira, 11 de abril.

Segundo o professor Rodrigo Rocha Gutterres, é muito importante para os alunos a troca de experiências com profissionais renomados do mercado, com cases de sucesso, que nem a Dinamize. “Dessa forma o professor traz a realidade do mercado para a sala de aula, proporcionando um ambiente de diálogo entre teoria e prática. Isso amplia a compreensão dos alunos e sua capacidade de transformar conhecimento em valor para o mercado”, salienta.

Abbott, que há 11 anos está à frente de uma das principais empresas de comunicação digital do país, destacou que, embora emerjam novidades tecnológicas a todo instante, o segredo do sucesso de qualquer empresa, ainda é ter um bom produto.

Para o empresário, o mercado de tecnologia se deslumbra muito com a inovação. “Quando é lançado algo novo, corre todo mundo para um lado. O que percebemos no mercado americano, durante o processo de internacionalização da Dinamize, é que há uma deficiência muito grande nos sites, por exemplo, tanto lá como aqui”, ressalta.

O empresário explica que hoje, em termos de comunicação, o essencial é apostar na usabilidade, facilitando o uso da tecnologia pelo usurário. “Quantos e-mails não são pensados para o público ao qual são destinados, quantos sites ainda não são responsivos para dispositivos móveis. Estamos falando muito lá na frente, quando a estrutura básica ainda se encontra muito deficiente”, pondera.

Ele aponta ainda que ter uma visão de marketing, e analisar qual produto terá impacto para gerar uma receita e sustentar uma companhia, é fundamental. “É preciso pensar em atender os interesses do público que tu pretendes atingir. Tem demanda para ele? Há necessidade desse produto? ”, comenta, salientando que essa é a importância da academia ao formar os profissionais que estarão desempenhando estes papéis.

Saber comunicar

Segundo Abbott, a função da universidade é justamente dar a base de comunicação para o estudante, uma vez que a comunicação como um todo é mais importante do que a tecnologia, que é obsoleta. “Para criar o título da capa da Veja ou do e-mail marketing, tu utilizas o mesmo recurso. A maneira como tu pensas o transeunte numa banca de revista é o mesmo que tu pensas o cara que vai passar e ver um outdoor. Tu tens segundos para prender a atenção da pessoa. Isso não é diferente de um post numa rede social ou de um e-mail”, salienta.

Ele ressalta que,  atualmente, o desafio é ensinar o profissional a saber posicionar a empresa, ou seja, ver onde há o melhor resultado e apostar nele. “Há quatro anos iniciamos um software do zero. Percebemos que não conseguíamos mais atender a demanda, que já era internacional, com a plataforma que utilizávamos. Investimos em profissionais qualificados e hoje nossa plataforma está entre as dez melhores do mundo. Não podemos ter medo de seguir em frente”, completa.

Texto: Bruna Mattana
Foto: Arquivo Pessoal