• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Estudantes da Unisinos conquistam terceiro lugar no XII Torneio Corecon/RS

Eles estão apenas no segundo semestre de Economia, mas já merecem destaque. Os estudantes Rodrigo Masiero e Paulo Júnior Rasch (na foto, da esquerda para direita) obtiveram, no dia 8 de agosto, a terceira colocação no XII Torneio Corecon/RS. Ao todo, sete duplas disputaram a etapa final estadual, que ocorreu no laboratório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, em Porto Alegre.

O primeiro lugar ficou com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e a segunda colocação foi para a dupla da Fadergs, sendo que os estudantes da Unisinos desbancaram os concorrentes da UFRGS, que ficaram em quarto lugar.

“Quase todos os concorrentes cursavam acima do 5º semestre, não esperávamos receber premiação, nosso objetivo era participar, conhecer melhor o evento, porque sabíamos que, ao contrário dos demais participantes, estávamos no início do curso”, comemora Rodrigo.

Dedicação nas férias

Os estudantes contaram ainda que fizeram treinamentos por iniciativa própria, nas férias. “Como o jogo está instalado aqui na Universidade, no mês de julho vínhamos para cá e treinávamos um contra o outro”, relata Paulo.

Ele explica ainda que o jogo consiste em um simulador da economia brasileira, onde uma dupla compete com a outra, e envolve políticas macroeconômicas e economia brasileira. “Eu fiz a cadeira de contabilidade social, então tinha uma ideia de contas de governo, importação e exportação, mas a grande maioria dos conteúdos fomos estudando e aprendendo conforme íamos treinando”, pondera.

Rodrigo disse que, além da prática, também haviam perguntas teóricas sobre economistas, pois o jogo simula a economia do Brasil desde a década de 90. “É um conjunto de conhecimentos em teoria, estratégia e um pouco de sorte”, relata.

Vencedores vão a Curitiba representar o Estado

As três primeiras duplas classificadas no Torneio receberam placas alusivas à classificação, de primeiro, segundo e terceiro lugar, sendo que a vencedora será inscrita pelo Corecon/RS na Gincana Nacional de Economia, promovida pelo Cofecon, que será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, em Curitiba/PR.

Texto: Bruna Mattana