• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Unisinos comemora 15 anos dos PPGs em Ciências Contábeis e Administração

No último dia 26, os PPGs em Ciências Contábeis e Administração celebraram a passagem de seus 15 anos, com um Coquetel de Confraternização. Não ocasião, estiveram presentes representantes da reitoria, professores, alunos e egressos. Essa foi a segunda comemoração realizada pelo PPG em Administração, que já havia promovido um evento, em celebração a data, no início de novembro.

Para o professor Marcos Souza, coordenador do PPGCC, 15 anos de atividades é uma marca importante, sobretudo por essa ser uma área de conhecimento muito nova quando comparada a outras. “Em 2002, ano em que cheguei na Unisinos, existiam apenas quatro mestrados em contabilidade no Brasil, sendo a Unisinos um deles, e somente um curso de doutorado”, lembra.

Souza aponta ainda para o crescimento vertiginoso na área de contabilidade nos últimos anos. “Atualmente contamos com mais de 20 cursos de mestrado e mais de dez cursos de doutorado no país. A Unisinos, porém, manteve seu protagonismo, obtendo em 2013 o credenciamento do curso de doutorado e a nota 5 no conceito Capes”, comemora.

De acordo com o professor, esse resultado é ainda mais significativo se pensado sob uma perspectiva nacional, uma vez que a Universidade se encontra atrás apenas da USP, avaliada com o conceito 6. “Em 2016 o curso de mestrado chegará próximo à cifra expressiva de 300 mestres formados. Além disso, no ano que vem nosso curso de doutorado deverá ter as primeiras defesas, com um semestre de antecedência do prazo máximo”, ressalta.

Esse fato torna-se importante uma vez que, segundo Souza, a reduzida quantidade de doutores em contabilidade tem sido um dos principais empecilhos para maiores avanços na área. Para ele, tal conquista reflete a qualidade da atuação dos docentes, discentes e áreas de apoio. “Todos nós estamos cientes que ao atingir essas metas, com tanto sucesso, novos desafios emergem. A cada dia estamos nos preparando para superar as novas demandas”, finaliza.

Texto: Bruna Mattana