• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Evento discute Governança na Internet em preparação para Fórum Nacional

Discutir os últimos temas da Governança na Internet é o objetivo do Governance Primer Unisinos, que ocorre nesta terça-feira, 14 de junho, na Sala Santander, campus Unisinos Porto Alegre, a partir das 17h30.

O evento é gratuito e funciona como uma preparação para o Fórum da Internet no Brasil, que já está em sua 6ª edição e ocorrerá em Porto Alegre, de 11 a 13 de julho. Este, por sua vez, encontra-se inserido no IGF Global – Internet Governance Forum, organizado pela ONU, anualmente, e que este ano será realizado no México, em dezembro.

Segundo o organizador do evento na Unisinos, Daniel Fink, os fóruns são espaços abertos à sociedade, com o intuito de debater sobre questões e soluções consensuais para a consolidação e expansão da Internet no Brasil.

Ele explica que a Governança da Internet é o desenvolvimento e a execução pelos Governos, sociedade civil e iniciativa privada, em seus respectivos papéis, de princípios, normas, regras, procedimentos decisórios e programas compartilhados que delineiam a evolução e o uso da Internet. “Dentro do modelo de múltiplas partes interessadas, todos que possuem algum interesse ou tenham algo a dizer podem e devem participar dos processos decisórios que ocorrem de forma aberta em diversas organizações”, frisa.

Diante desse contexto, Fink destaca que um ponto de grande preocupação nestes fóruns multisetoriais é como garantir que a opinião de um grupo não domine ou capture as decisões em detrimento de outros. “Para isso é importante manter a porta sempre aberta e processos educativos/informativos em funcionamento para desenvolver novas lideranças”, ressalta.

De acordo com o organizador, as discussões caminham para que a internet, no Brasil, seja cada vez mais diversa, universal, inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade. “Este é o principal palco para debater assuntos que no futuro poderão ser implementados como políticas, normas e boas práticas para a sociedade, inspirando governos e empresas”, salienta.

Para ele, hoje não há dúvidas sobre a importância da internet para a sociedade global, pois estima-se que somente a economia digital já se encontra entre as 5 maiores do mundo, movimentando trilhões de dólares. “Este processo começou com a revolução digital, aprimoramentos nos computadores, redes de telecomunicações mais rápidas e principalmente com o estabelecimento de protocolos comuns que permitiram a interconexão das máquinas nestas redes”, pontua.

Fink destaca ainda que a internet é uma rede de redes, criada de maneira aberta e interoperável. “Esta foi a contribuição dos pesquisadores das universidades americanas que criaram este conjunto de regras que utilizamos e aprimoramos até hoje”, explica, lembrando, porém, que a Internet não seria nada se não fosse adotada e utilizada pelas pessoas.

Além disso, segundo o organizador, hoje temos bilhões de pessoas conectadas e a Internet passou também a ser um direito delas terem acesso à informação e à educação; um campo de inovação para empresas e empreendedores, com geração de valor e distribuição de riquezas. “Este fenômeno gera mudanças profundas na forma como a informação é distribuída e utilizada e, portanto, requer novas formas de coordenação ou governança, mais participativas e inclusivas”, finaliza.

Para conferir a programação completa do Governance Primer Unisinos , clique aqui.

Texto: Bruna Mattana
Foto: iStock