• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Gestão e negocio
Estratégias Globais e culturas locais são temas da Aula Inaugural de Gestão e Negócios

Debater estratégias globais, considerando as condutas que emergem de diferentes culturas, é o objetivo da Aula Inaugural da Escola de Gestão e Negócios. O evento ocorrerá no Auditório Pe. Werner, dia 22 de março, às 19h30.

A atividade, destinada a acadêmicos de graduação e pós-graduação, contará com a presença do professor Pierre Fayard, que faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios, oferecido pela Unisinos em parceria com a Institut d’Administration des Entreprises, Université de Poitiers, na França.

Especializado em inteligência cultural da estratégia, Fayard dedicou-se à pesquisa dessa vertente no Japão, onde estudou o caminho da gestão do conhecimento em empresas do país. Para ele, a estratégia e sua conduta se enraízam nas culturas de quem as utilizam. “Ela varia em função das relações específicas que seus atores têm com o espaço e o tempo, entre si mesmos e com a alteridade”, destaca.

O pesquisador conta que ao longo da história, contribuições e invenções originárias de culturas locais alcançaram reconhecimento global, até se imporem como modelos. Para ilustrar essa realidade, o professor esclarecerá alguns conceitos emblemáticos vindos dos Estados Unidos, do Japão e da China, e que inspiram organizações de outros âmbitos culturais.

O professor abordará também as consequências da revolução digital. “O intuito é convidar o público a trocar idéias sobre o protagonismo cultural do Brasil no cenário global da estratégia”, salienta.

Texto: Bruna Mattana
Foto: iStock