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Nível
Confira as datas das bancas do Mestrado em Administração

Aluno: Fabiana Beal Pacheco

Tema: “MODELOS DE NEGÓCIO PARA PRODUTOS/SERVIÇOS BASEADOS EM INTERNET DAS COISAS: O CASO DE UMA EMPRESA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL”

A Internet das Coisas (IoT) é uma evolução dentro do paradigma de computação ubíqua, que consiste na presença pervasiva de objetos e “coisas” inteligentes ao nosso redor. A IoT inspira um novo modelo de negócios, o qual força as organizações de vários setores a ajustar suas estratégias a fim de obter sucesso no mercado digital que se expandirá cada vez mais. Muitas empresas enfrentam dificuldades de entender a complexidade sem precedentes de desenvolver modelos de negócio adequados à evolução das tecnologias digitais. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar como pode ser definido um modelo de negócio para produtos e serviços baseados em Internet das Coisas (IoT), identificando os elementos mais relevantes e os facilitadores e as barreiras existentes neste contexto tecnológico. Para a presente pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, de nível exploratório, tendo como método de pesquisa a metodologia baseada em design – a Design Research (DR). A DR foi utilizada para instanciação de um modelo de negócio, seguindo o Business Model Canvas, para um produto baseado em IoT. Para obtenção de dados empíricos, o estudo foi realizado em uma empresa de desenvolvimento de produtos eletrônicos, mais especificamente, na linha de automação residencial. As atividades realizadas com a empresa, as quais compreenderam sessões de trabalho e entrevistas semiestruturadas, tiveram como propósito de compreender o problema a ser tratado na pesquisa, levantar a motivação da empresa em abordá-lo, realizar o desenho do modelo de negócio e, posteriormente, executar a validação do mesmo, assim como avaliar o método de pesquisa utilizado. Os principais resultados indicam que um modelo de negócio para produtos e serviços baseados em IoT podem ser gerados a partir do Business Model Canvas, porém possuem elementos específicos que precisam ser considerados, especialmente relacionados com aspectos tecnológicos advindos de IoT e a oferta de serviços integrados ao produto. Além disso, foram identificados oito facilitadores e sete barreiras para a geração de modelos de negócio para IoT, que contribuem tanto para enriquecer a literatura sobre o tema, como referência para os gestores no momento da concepção de novos modelos de negócios para produtos e serviços baseado em IoT.

 

Dia: 29/05/2015

Horário: 14h

Local: Sala E07309

 

Banca examinadora

Amarolinda Zanela Klein

Rodrigo da Rosa Righi

Cristiane Drebes Pedron

Guilherme Trez

Norberto Hoppen

Eduardo Henrique Rigoni

 

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Dissertação de Mestrado

Aluno: Catia Eli Gemelli

 

Tema: “MOTIVAÇÕES PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO SOB A PERSPECTIVA DO INDIVÍDUO: UM ESTUDO DE CASO NA ONG JUNIOR ACHIEVEMENT”

O Terceiro Setor surgiu como resposta aos diversos tipos de problemas sociais decorrentes de crises, estruturais e conjunturais e busca atender às necessidades sociais não supridas pelo Estado e nem pelas empresas. As Organizações sem fins lucrativos (ONGs) que constituem esse setor dependem, em grande parte, do voluntariado para a realização das suas atividades. As mudanças nos contextos do mercado de trabalho vivenciadas nas últimas décadas atingem também essas organizações, aumentando a sua preocupação com a atração e a retenção desses voluntários. Para que consigam melhorar o seu processo de recrutamento e ter sucesso na permanência desses indivíduos em atividade, essas organizações precisam conhecer quais são as motivações que os levam à se voluntariarem. Percebeu-se que esses indivíduos se mostram mais satisfeitos e dispostos a permanecerem na atividade voluntária quanto maior a congruência entre as suas expectativas e as experiências reais no trabalho. Diversas ONGs que possuem projetos de longa duração começaram a identificar em seu grupo de voluntários indivíduos que participaram do projeto como alunos e agora retornam ao mesmo para atuarem como voluntários. Com estas perspectivas, este estudo buscou investigar como as motivações para o trabalho voluntário podem variar entre indivíduos que foram beneficiados por um projeto de ação voluntária durante sua trajetória escolar, em comparação com indivíduos que não vivenciaram esta experiência. A partir da questão de pesquisa e à luz do referencial teórico propôs-se um framework integrando as categorias e considerando todas as dimensões de motivações existentes para a realização do trabalho voluntário: Pessoais, Sociais, Profissionais e Ideológicas. Definiu-se como objeto de estudo o projeto de maior duração desenvolvido no estado do Rio Grande do Sul por uma ONG atuante em todo o país. Para o estudo utilizou-se a metodologia quali-quanti, organizada em duas fases distintas e que alimentavam a etapa subsequente. Na primeira fase, qualitativa, composta por entrevistas e coleta de dados secundários, a pesquisadora procurou compreender o contexto do projeto e identificar o surgimento de novas categorias além daquelas propostas pelo framework. Os resultados serviram como subsídio para a elaboração do instrumento de pesquisa da segunda fase, de caráter quantitativo, na qual se buscou, por meio da análise de correlação bivariada e multivariada, identificar e compreender as possíveis relações entre as motivações do voluntário e a sua participação anterior como beneficiário do projeto. Os resultados demonstram que a participação como beneficiário do projeto não interfere significativamente nas motivações do indivíduo voluntário. Identificou-se porém que a escolaridade tem correlação significativa com direção negativa com algumas subcategorias de motivações. O fator de motivação mais destacado pelos voluntários participantes da pesquisa foi a Reciprocidade, subcategoria proposta pelo framework desenvolvido por esse estudo.

 

Data: 21/05/2015

Horário: 13h30

Local: E07302

 

Banca examinadora:

Claudia Cristina Bitencourt

Bruno Henrique Rocha Fernandes

Adriane Vieira Ferrarini

Amarolinda Zanela Klein

Wagner Junior Ladeira

 

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Dissertação de Mestrado

Aluno: Eduardo Vargas

Tema: “O EFEITO CONTINGENCIAL DA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO E DA INCERTEZA AMBIENTAL NA RELAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA”

O resumo da dissertação é o seguinte:

São crescentes os estudos sobre implementação da estratégia dada a sua importância para que a empresa alcance vantagem competitiva. Porém, existe a necessidade de se compreender com mais aprofundamento os requisitos para a implementação bem sucedida da estratégia e a literatura no campo da estratégia necessita um melhor entendimento da relação entre estrutura, implementação e desempenho organizacional. O presente estudo analisa a influência dos fatores contingenciais da estratégia de negócio e da incerteza ambiental na relação entre estrutura organizacional e a implementação da estratégia. Neste sentido, a presente dissertação, através de uma survey do tipo corte-transversal, objetivou avaliar empiricamente o efeito contingencial da estratégia de negócio e da incerteza ambiental na relação entre a estrutura organizacional e a implementação da estratégia. Para isso, foram considerados 171 questionários coletados junto a empresas de pequeno porte do setor de alimentação fora do lar atuantes no mercado do Rio Grande do Sul. Os resultados do levantamento demonstraram que a descentralização da estrutura organizacional influencia positivamente a implementação da estratégia, assim como, confirmou-se que a formalização influencia negativamente a implementação da estratégia. Além disso, os resultados encontrados indicaram que a estratégia de negócio modera negativamente a relação entre estrutura e implementação.

 

Dia: 28/05/2015

Horário:16h

Sala: E07302

 

Banca examinadora:

 

Guilherme Trez

Lívia Castro D’Avila

Yeda Swirski de Souza

Celso Augusto de Matos

Wagner Junior Ladeira

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Dissertação de Mestrado

Aluno: Gisele Hidalgo

Tema: “COMUNIDADES DE PRÁTICA COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE GRUPOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL”

O objetivo do presente estudo consistiu em identificar se uma comunidade de prática em mídia social Facebook® poderia ser utilizada para o desenvolvimento profissional de grupos em situação de vulnerabilidade social. Os sujeitos selecionados para a pesquisa foram os aprendizes do curso de Manutenção Elétrica e Predial do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – unidade de Canoas, Rio Grande do Sul, que participam do programa governamental Aprendiz Industrial que se destina a pessoas de baixa renda familiar e que se enquadram em condições sócio-vulneráveis. O método de pesquisa empregado foi o Design Research, usado para a criação de artefatos em atividades que gerem conhecimentos teóricos e práticos. Assim, para este estudo, criou-se um artefato (uma comunidade virtual) em mídia social (Facebook®) Para a construção do artefato foram utilizados instrumentos de diagnóstico, (que permitiram a identificação do contexto social e tecnológico dos participantes), eventos em grupos (treinamentos, debates, reuniões) para compor os formatos da comunidade virtual, além de controles (registros de participação e atividades) para a avaliação final. Para a análise de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo realizada através do software NVivo, que permite categorizar diferentes tipos de dados (textos, figuras, sites, links, vídeos, etc). Como principais resultados encontrados pelo estudo destacam-se: a viabilidade do uso do Facebook® para a criação de uma comunidade de prática, já que está mídia possui estrutura e ferramentas virtuais que permitem a concepção de um ambiente interativo, propício para aprendizagem social advinda do compartilhamento de informações, ideias, práticas e experiências. No entanto, as dimensões de comunidade e prática não foram atingidas de forma plena pela comunidade virtual no Facebook® Com relação à aprendizagem, esta ocorreu de maneira informal, dado que o ambiente virtual possibilitou o despertar de atitudes autônomas, livres e independentes que contribuem para esse processo. Houve uma contribuição para o desenvolvimento profissional por meio da aprendizagem informal e identificaram-se também, formas de ajuda mútua e cooperação, por meio de iniciativas de apoio e encorajamento entre os membros. Além dos resultados práticos o estudo realizou a concepção de um método para a criação de comunidades de prática virtuais em mídia social.

 

Dia: 25/05/2015

Horário: 14h

Local: E07310

 

Banca examinadora:

Amarolinda Zanela Klein

Eliane Schlemmer

Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos

Claudia Cristina Bitencourt

Eduardo Henrique Rigoni

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Dissertação de Mestrado

Aluno: Renato Brasil Kourrowski

Tema: “PROPOSIÇÃO DE UM MÉTODO DE ACELERAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL LOCAL DAS CIDADES MÉDIAS BRASILEIRAS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO”

Possuindo como tema central o desenvolvimento local, esta pesquisa tem o objetivo de propor, com potencialidade de utilização no âmbito da esfera pública, um método de aceleração e a identificação dos elementos que contribuem para o desenvolvimento industrial local das cidades médias brasileiras, a partir da teoria do desenvolvimento endógeno. O presente trabalho adota uma abordagem qualitativa, tendo como método de pesquisa o estudo de caso. Inicialmente, tendo como base o referencial teórico proposto, uma entrevista com ator chave e a utilização de dados secundários, foi realizado um estudo de um caso singular sobre o processo de desenvolvimento no município de Passo Fundo entre os anos de 2005 e 2012. A partir daí foi gerada uma primeira versão do referido método de aceleração (M0). Na sequência, foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas com atores sociais relevantes ligados ao tema da pesquisa (empresários, especialistas e membros do governo). Isto permitiu a identificação de 68 elementos que contribuem para o desenvolvimento industrial local, sendo a infraestrutura, em suas diferentes dimensões, o principal destaque considerado. Ao final, se propõe um refinamento do método de aceleração para o desenvolvimento industrial local das cidades médias brasileiras, visando o preenchimento de uma lacuna acadêmica e no campo prático da gestão, dada as especificidades propostas a um processo de desenvolvimento local endógeno que visa, simultaneamente, a atração de grandes empresas, o fortalecimento das firmas locais, a utilização das matérias-primas disponíveis (por exemplo, oriundas da agricultura) e o encadeamento entre estes vários atores tanto da ótica das respectivas indústrias, como das cadeias produtivas locais.

 

Dia: 28/05/2015

Horário: 14h

Local: E07307

 

Banca examinadora:

José Antônio Valle Antunes Júnior

Carlos Henrique Vasconcellos Horn

Douglas Wegner

Rafael Teixeira

Eduardo Teixeira

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Dissertação de Mestrado

Aluno: Rodrigo Medeiros Feijó

Tema: “ANTECEDENTES DE CONTINUIDADE EM REDES DE COOPERAÇÃO: UM ESTUDO DAS FARMÁCIAS ASSOCIADAS”,

Neste estudo são explorados diversos aspectos referentes às relações interorganizacionais, com ênfase nos construtos satisfação, desempenho, aprendizagem, motivação, legitimidade, ferramentas promocionais e continuidade. O objetivo desta pesquisa investigar os fatores que mais influenciam a intenção de continuidade dos membros participantes de uma rede de cooperação no segmento varejista. Logo, utiliza-se uma pesquisa qualitativa exploratória preliminar, como forma de suportar uma pesquisa quantitativa principal, a partir de uma survey. Uma amostra de 150 proprietários de farmácias, que pertencem à rede, responderam um questionário eletrônico, que fora utilizado como base para uma análise descritiva, teste de hipóteses e regressão linear. A ideia de que o associativismo promova benefícios para farmácias independentes, oferecendo melhores condições de competir em um cenário dinâmico, dominado por grandes redes, e a busca do entendimento dos fatores que antecedem a continuidade na rede, permeiam a condução da pesquisa. Os resultados principais mostram que a continuidade está mais fortemente associada à maior satisfação, maior aprendizagem e maior desempenho do membro da rede. Além disso, observou-se que empresários com um tempo maior de rede e com orientação estratégia direcionada para qualidade possuem maior intenção de continuidade.

Dia: 25/05/2015

Horário: 14h30

Local: E07318

 

Banca examinadora:

Celso Augusto de Matos

Jonas Cardona Venturini

Douglas Wegner

Wagner Junior Ladeira

Ivan Lapuente Garrido

 

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