• Administração - Comércio Exterior
  • PADE
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Governança de Tecnologia da Informação reúne doutorandos em evento internacional

Discutir o tema da governança aplicada à Tecnologia da Informação foi o objetivo do I Workshop Hispano-Brasileño em Governança Empresarial de Tecnologias de Informação (GETI), que ocorreu de 7 a 12 de setembro na Universidad de Cantabria (UC), localizada na cidade de Santander, norte da Espanha.

Na ocasião estiveram presentes pesquisadores, estudantes e professores de cinco países, entre eles: Espanha, Holanda, Colômbia, Venezuela e Brasil. A Unisinos se fez presente com a participação do professor Adolfo Vanti do PPG em Ciências Contábeis e do Professor Sérgio Soldera, além de 10 doutorandos da área.

Vanti, um dos coordenadores do evento, juntamente com seu colega cantábrico professor Cobo, explica que a Unisinos vem desenvolvendo nos últimos anos pesquisas sobre governança na área de tecnologia, contemplando os conceitos de transparência, prestação de contas, conformidade e confiabilidade da informação. O evento contou com o apoio da Capes, DGPU da Espanha, Universidad de Cantabria, Unisinos e UFRGS, e contemplou a disciplina de Tópicos Avançados em Governança de TI – PPG em Ciências Contábeis da Unisinos.

Tecnologia e inovação

O coordenador relata que o evento foi dividido em três momentos – minicursos, visitas técnicas e o workshop – que contou com a apresentação de artigos científicos e debates entre os pesquisadores dos diferentes países.

“Fomos ao data center mundial do Banco Santander, que faz a governança de dados com 300 pessoas trabalhando diariamente. Os estudantes puderam ver, na prática, no que consiste um grande sistema de governança”, explica.

IMG-20150913-WA0015

O professor destacou ainda o sistema Smart City – uma referência europeia em termos de cidade inteligente – que consiste no controle da cidade em termos de ruído, poluição e lixo.

“Tivemos a oportunidade de conhecer essa central de monitoramento. Os containers de lixo, por exemplo, possuem um sensor interno que, quando aumenta o seu volume, avisam a central para que seja feito o recolhimento, ou seja, o caminhão do lixo só passa nas ruas onde realmente precisa”, sublinha.

Troca de saberes

No workshop os doutorandos fizeram a apresentação de seus artigos, além de trocar experiências com os demais estudantes. “As pesquisas são muito próximas e convergentes, o que facilitou o intercâmbio científico”, enfatiza Vanti, lembrando que todos os artigos encontram-se publicados em um livro editado para a ocasião.

O evento encerrou com um momento de integração, uma partida de futebol entre os estudantes da Unisinos e da Cantabria, visita à prefeitura da cidade e jantar promovido pelos conterrâneos.

Abaixo, você confere vídeos com depoimentos dos doutorandos que fizeram parte dessa experiência!

Texto: Bruna Mattana