• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Ciências Contábeis obtém excelente índice de aprovação no Exame de Suficiência

O Curso de Ciências Contábeis da Unisinos recebeu, recentemente, uma ótima notícia. Na última edição do exame de suficiência para obtenção de Registro no Conselho Regional de Contabilidade o Rio Grande do Sul (CRC/RS), 80% dos egressos do curso obtiveram aprovação. O exame foi realizado no dia 10 e abril deste ano e, ao todo, 60 egressos da Unisinos prestaram a prova.

O exame é realizado semestralmente, sendo pré-requisito para o Bacharel em Ciências Contábeis tornar-se contador. Nesta edição, segundo dados do CRC/RS, o Rio Grande do Sul foi o segundo Estado com maior índice de aprovação no Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina. A média nacional de aprovação foi de 38,07%, enquanto no RS esse índice foi de 51,55%.

Para o coordenador, professor Clovis Kronbauer, o grande diferencial do Curso da Unisinos é o corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores, com vivência profissional e inserção na pesquisa, além da estreita relação com o Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, com o qual são desenvolvidas atividades integradas. “Todo o ano ocorre o Congresso de Controladoria e Finanças, promovido pelo PPG, que conta com a participação dos estudantes da graduação. Além disso a coordenação da Graduação e do PPG vem realizando um trabalho integrado e colaborativo”, salienta.

Cabe ressaltar, que no ano de 2009, houve uma revisão do Projeto Político Pedagógico do Curso, e se buscou adequar o currículo às necessidades do mercado, que requer profissionais com uma formação cada vez mais abrangente. “Sempre tivemos a preocupação em adequar o curso com as necessidades do mercado, com às exigências do MEC, com temas contemporâneos, corpo docente qualificado e buscando o alinhamento ao processo de convergência das normas contábeis brasileiras, aos padrões contábeis mundialmente adotados”, pontua.

De acordo com Kronbauer, os objetivos para o futuro são estreitar ainda mais os laços com o PPG, visando qualificar a formação e manter a excelência, em consonância com as exigências do mercado de trabalho, além da implantação do curso de Ciências Contábeis no campus da Unisinos em Porto Alegre, prevista para acontecer em 2017.

Texto: Bruna Mattana
Foto: iStock