• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Ciências Contábeis da Unisinos é cinco estrelas no Guia do Estudante Abril

A Unisinos teve uma excelente avaliação no Guia do Estudante, da Editora Abril. De 28 cursos de graduação, oito deles receberam a classificação máxima do guia: 5 estrelas.

O Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

“É importante ver esse salto de qualidade que anualmente a Unisinos registra, ao ter todos os seus cursos avaliados com notas 4 ou 5. O resultado aponta que, assim como conquistamos o reconhecimento acadêmico nas avaliações do MEC, também temos a certificação do mercado, por meio do Guia do Estudante”, destaca o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba.

Um dos cursos avaliados com cinco estrelas foi o de Ciências Contábeis, o que já ocorre há quatro anos consecutivos, mostrando o compromisso da universidade, dos coordenadores e professores com a formação dos estudantes.

Teoria aliada à prática

Para o coordenador, professor Clovis Kronbauer, o grande diferencial é o corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores, e a relação com o Programa de Pós Graduação, com o qual desenvolvem atividades paralelas. “Todo o ano ocorre o congresso de controladoria e finanças, promovido pelo PPG, que conta com a participação dos estudantes da graduação”, salienta.

Ele destaca ainda os intercâmbios nacionais e internacionais – que fazem parte do currículo do curso – possibilitando aprimoramento, o que reflete na ótima colocação dos acadêmicos no mercado de trabalho.

“Anualmente os estudantes realizam um intercâmbio para uma universidade estrangeira, onde realizam visitas técnicas e acadêmicas ao longo de uma semana”, relata, lembrando que viagens ao Rio de Janeiro e São Paulo, a lugares como o Banco Central, Bovespa e USP, também fazem parte das atividades desenvolvidas ao longo do curso.

Excelência e mercado de trabalho

De acordo com Kronbauer, os objetivos para o futuro são estreitar ainda mais os laços com o PPG, visando qualificar a formação e manter a excelência, em consonância com as exigências do mercado de trabalho, além da implantação do curso de Ciências Contábeis no campus da Unisinos em Porto Alegre, prevista para acontecer em 2017.

Texto: Bruna Mattana
Foto: Rodrigo Blum