• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Primeira Banca de Doutorado Interinstitucional

Na última quinta-feira, dia 16 de março, aconteceu a primeira banca de Doutorado Interinstitucional – Dinter, do Programa de Pós-Graduação em Administração. O curso é uma parceria da Unisinos com a Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT.

A estudante, Ana Maria de Lima, trabalhou em sua tese um esquema conceitual para entender como ocorre a institucionalização da cooperação por meio de práticas de trabalho entre atores locais. O espaço em que Ana Maria realizou esse estudo foi uma comunidade vulnerável da região amazônica. A pesquisa abordou a cooperação entre atores locais a partir da teoria do trabalho institucional.

“O caso da comunidade Vale do Amanhecer, da cidade de Juruena-MT, é um caso original para ser estudado porque se desenvolveu a cooperação entre os atores locais que vivenciam a condição de vulnerabilidade social. Nesse ambiente, a cooperação tornou-se importante para minimizar problemas sociais nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, propiciando o desenvolvimento local a partir de atividades produtivas extrativistas”, explica Ana Maria. A tese foi orientada pelo professor Alsones Balestrin do PPG de Administração da Unisinos.