• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Grupo Café com Pesquisa convida para atividades

O PPG em Administração convida para as atividades do grupo Café com Pesquisa, que ocorre no dia 25 de junho, quinta-feira, às 16h30min na sala E07 302. A primeira atividade é a palestra “Estudos no Canadá”, cujo palestrante é o doutorando Guilherme D. Garcia.

O Canadá tem algumas das melhores universidades do mundo, e é um dos destinos mais procurados pelos estudantes. Muitas universidades do país oferecem bolsas integrais para Mestrado e Doutorado (PhD), além de um salário adicional aos pós-graduandos. Nesta palestra será debatido como funcionam os processos de seleção pelas universidades, as bolsas de estudos e as estruturas dos programas canadenses de pós-graduação.

Guilherme é bacharel em Letras (UFRGS), mestre em Linguística (UFRGS) e atualmente faz PhD na McGill University, em Montréal. Ele fez todo o processo de seleção sem ligação com agências de fomento brasileiras (CAPES, CNPq). Ele recebe bolsas da própria instituição e do governo Canadense (Québec). Imigrou ao Canadá em 2012, e desde então mantém um blog com dicas e informações para estudantes brasileiros que desejam ir ao Canadá.

Às 17h30min ocorre a apresentação do trabalho “A Estrutura e Natureza do Capital Social na Relação Interorganizacional entre Empresa-mãe e Spin-off em Cluster do Setor de Tecnologia da Informação”, que tem como orientadores o prof. Dr. Valmir Emil Hoffmann e a profa. Dra. Maria Tereza Martínez-Fernández.

O trabalho se trata de constructos como: capital social, inovação, clusters e Spin-offs, buscando fazer a integração entre esses temas com as relações interorganicionais – RIOS. Assim, o objetivo geral da pesquisa constitui em determinar como a proximidade entre organizações empresariais promove a intensidade das relações e facilita o intercâmbio de informações e conhecimento na relação interorganizacional entre Empresa-mãe e Spin-off influenciando nos resultados das empresas. Para tanto, parte-se do modelo desenvolvido por Molina-Morales, Martínez-Fernández, Ares Vázquez e Hoffmann (2008), com adaptações de forma comparativa entre clusters de empresas do setor de tecnologia da informação localizados no Brasil e Espanha. Quanto aos aspectos metodológicos será aplicada a abordagem quantitativa, com aplicação de questionários em ambos os países. Para análise dos dados será empregada a técnica de modelagem de equações estruturais para testar as hipóteses geradas a partir do modelo adaptado para esta pesquisa.