• Administração - Comércio Exterior
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Alunos expõem negócios fictícios em Feira de Oportunidades

Kits para atravessar a TPM com maior tranquilidade, lanches e chás naturais e um aplicativo de celular que facilita a compra de ingressos para festas foram alguns dos negócios fictícios que dividiram espaço na noite de ontem (18), na sala E10 209 do setor E da Unisinos. A Feira de Oportunidades é um evento promovido pela disciplina de Empreendedorismo e Inovação: Conceitos e Práticas como forma de sintetizar o conteúdo ensinado ao longo do semestre.

FeiradeOportunidades2

De acordo com a professora do curso de Administração da Unisinos Izabel Cristina dos Santos, a feira, assim como a disciplina, busca estimular a autonomia profissional dos alunos. Ainda que nem todos montem seus próprios negócios quando saírem da faculdade, a ideia é que, sendo chefes ou empregados, demonstrem comportamento pró-ativo. “Que sejam agentes de mudança dentro das empresas, que não fiquem parados”, acrescenta Izabel.

Ao lado de colegas, a aluna de Jornalismo Fernanda Salla simulou a criação de uma lanchonete com potencial para vender lanches e bebidas naturais na Unisinos. Para a feira, os produtos tiveram que ser preparados e oferecidos à turma. “A gente se empenhou bastante para fazer algo legal, e todo mundo gostou”, garante a aluna, que diz nunca ter pensando na possibilidade de ser empreendedora.

FeiradeOportunidades

A Feira de Oportunidades ocorre desde 2010, quando as disciplinas de empreendedorismo foram aplicadas em quase todos os cursos da Unisinos, inclusive naqueles que não são voltados para o mercado, como Fisioterapia e Geologia, por exemplo. Além de criar um negócio fictício, os alunos trabalham conceitos de inovação, empreendedorismo social, economia solidária e fazem uma visita à Unitec, complexo tecnológico onde empresas recém criadas recebem orientação. “Há empresas incubadas na Unitec que surgiram nessas disciplinas de empreendedorismo”, garante a professora Izabel Cristina dos Santos.

FeiradeOportunidades3