• Administração - Comércio Exterior
  • PADE
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
GIL faz planejamento estratégico em empresas reais

Os alunos do Programa de Aprendizagem 5, realizam, como projeto integrador, um trabalho de planejamento estratégico em empresas reais.

Em 2016/01, uma das empresas em que os alunos realizaram o planejamento estratégico foi a Box Print da cidade de Campo Bom.

É sabido que somente o conhecimento colocado em ação gera valor. Este é o objetivo da disciplina de Pilotagem de Empresas, conteúdo trabalhado no PA5 do GIL.

“O trabalho final deste PA é a elaboração de um Planejamento Estratégico de uma organização real, selecionada no mercado, e que se dispõe a participar e apoiar um processo de planejamento, desdobramento e implementação da estratégia, elaborado a partir de um conjunto de programas de aprendizado elaborado no PA5 e em PAs anteriores, mas agora mobilizadas em conjunto. Para exemplificar, Unidades Temáticas de Finanças, Planejamento Estratégico, Marketing, Orçamento Empresarial, Tecnologia da Informação, Gestão Estratégica de RH, são agora trabalhadas de forma conjunta para elaborar e implantar um Programa de Gestão Estratégica. Em conjunto com os executivos das empresas selecionadas, nossos alunos desenvolvem uma estratégia, desdobram esta estratégia nas perspectivas Financeira, de Mercado, de proposta de Valor para Clientes, elaboram a cadeia de valor empresarial, e definem e selecionam recursos e capacidades para implementar a estratégia. É construído um Painel de Pilotagem da Estratégia, usando ferramentas de TI e Indicadores de Gestão, que tanto relata como projeta o progresso da organização na direção de seus objetivos estratégicos. Este é um momento de grande expectativa e de grandes debates sobre a integração de conteúdos e aprendizados, agora mobilizados de forma integrada, compondo um processo consistente de implementação, avaliação e aprendizado estratégico. É como uma apoteose de integração de saberes, que desperta grande interesse e engajamento dos alunos e das empresas onde os estudos de caso são desenvolvidos”, conta o Prof. Oscar Kronmeyer responsável pelo projeto integrador e pelo trabalho direto/ aplicado nas empresas.

Confira o depoimento de alguns alunos participantes:

Murilo Werkmeister Schneider: Desenvolver a ferramenta do BSC foi muito importante para nosso aprendizado no semestre. Este aprendizado pode ser divido em três diferentes momentos: primeiro, foi possível aprender como funcionaria o BSC; depois, nós observamos uma visão de cada ponto da empresa em questão (Box Print) e, por fim, elaboramos um panorama geral de todos os fatores que envolvem a empresa, tanto externos quanto internos. Assim, podemos gerar um aprendizado muito grande no que se refere a fatores que afetam o dia a dia de uma organização.

Rafael Mognon Giacomet: O processo de desenvolvimento do BSC foi muito interessante, pois conseguimos identificar não só aspectos internos da empresa, mas todos aqueles que influenciavam o mercado gráfico e, consequentemente, a Box Print. Para chegar a um panorama geral da organização, seguido da elaboração do BSC, foram utilizadas diversas ferramentas clássicas para a gestão de uma companhia, explicadas pelos professores que nos deram suporte ao trabalho. Durante a execução deste, tivemos alguns desafios, devido à complexidade do Balanced Scored Card, e a organização e detalhamento das etapas referentes ao que precisávamos fazer foi de extrema importância. Todos estes desafios e novos conhecimentos puderam gerar um maior aprendizado para o sucesso e crescimento de uma organização.

Marcelo Schmitt: O trabalho do BSC foi, para mim, o mais interessante do curso até o momento. Isso porque foi através dele que se tornou possível aliar a teoria vista em sala de aula à prática de um cotidiano profissional, como o da Box Print. A elaboração dessa ferramenta durou um semestre inteiro, passando por fases de planejamento, execução e diversas correções. Ao mesmo tempo em que tivemos ajuda dos professores, estávamos trabalhando aliados com colaboradores da própria Box, e isso gerou um imenso aprendizado! Certamente, ter de analisar o panorama geral de um setor econômico e depois detalhar suas particularidades dentro da empresa, foi uma experiência muito interessante.