• Administração - Comércio Exterior
  • PADE
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Experiência em Coimbra oportuniza conhecimentos acadêmicos e culturais

O estudante Willian Henzel Gossler, que cursa Gestão para Inovação e Liderança na Unisinos, está na Universidade de Coimbra, em Portugal. Confira o depoimento dele abaixo:

Willian Coimbra (8)Estar em Coimbra traduz uma experiência singular, dada a oportunidade de deixar, ainda que por um momento, o já conhecido e, assim, ir em busca de novas experiências em outro contexto. Estudar no exterior não significa buscar algo melhor, mas sim conhecer as diferenças culturais e, dessa forma, poder vivenciar algo novo e enriquecedor.

Sair do país de origem e ir para o exterior buscar novos conhecimentos, tanto acadêmicos quanto culturais, gera um grande impacto na vida pessoal e profissional, pois você é obrigado a sair da sua zona de conforto e, assim, a quebrar paradigmas que no seu cotidiano sequer imaginava.

Falando brevemente sobre a cidade, que encanta e nos proporciona uma bela paisagem e, de igual modo, uma bela história, é notável a beleza arquitetônica da Universidade de Coimbra, considerada por muitos uma das mais belas do mundo. Sua rica história já ultrapassa 725 anos. Pelo que pude vivenciar ao longo desses três meses, a cidade é tomada pelos estudantes e turistas vindos de diversas partes do mundo. Esses estrangeiros têm muito a contribuir para a troca de experiências culturais, linguísticas e outras.

Quanto à moradia, tenho o privilégio de estar bem localizado. Minha casa fica na destacada Baixa de Coimbra, Willian Coimbra (4)onde se concentram os principais pontos comerciais, as famosas pastelarias portuguesas e o maior fluxo de turistas, notadamente na Rua Ferreira Borges. Esta fica próxima a vários pontos turísticos importantes, tais como o Parque Verde do Rio Mondego, a Portagem, a Câmera Municipal, o Mosteiro de Santa Clara, o Arco da Almedina e muitos outros.

Estou estudando na Faculdade de Economia (FEUC). Criada em 1972, é uma das oito faculdades que integram a Universidade de Coimbra. Pode-se dizer que se trata de “uma faculdade jovem numa Universidade com história”. Ao longo do ensino, percebo com detalhes a importância e a conectividade das aulas teóricas e práticas, na medida em que nos são oferecidas oportunidades de expormos, por meio de apresentações em classe, estudos de casos, os quais têm dado uma visão sistêmica, pelo fato de poder compartilhar conhecimentos com o restante da turma. O modo de execução das aulas do GIL foi fundamental para que, aqui, eu pudesse ter um bom posicionamento em classe.

Por fim, há de se dizer que tem sido uma experiência muito enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do pessoal, relativamente ao câmbio cultural. O intercâmbio tem trazido uma visão diferenciada em todos os sentidos. Diante de tudo que relatei, espero continuar a vivenciar boas experiências.

Willian Henzel Gossler