• Administração - Comércio Exterior
  • PADE
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Estudantes do GIL falam sobre experiência no exterior

Confira o relato das estudantes Patrícia Garcia e Taís Nunes, que estão em Barcelona, na Espanha.

tais e patriciaA internacionalização, hoje em dia, está se tornando uma peça chave no mundo educacional, profissional e empresarial. Com a globalização sendo cada vez mais destacada, ter uma experiência internacional no currículo acadêmico e profissional, faz com o que a gente dentre os demais seja mais valorada nesse mercado competitivo que vemos. Não só isso, as instituições internacionais recebem estudantes do mundo inteiro e propiciam um multiculturalismo e a diversidade de nacionalidades.

Poder ter essa vivência, ter este contato com pessoas de diferentes culturas, gêneros, etnias, idiomas, costumes e religiões faz com que os conhecimentos do mundo expandam e alianças ou amizades se criem para a vida inteira ao redor do mundo. Em relação as instituições de ensinos/ universidades, a carga de aula e os conteúdos podem ser mais intensos, ainda mais quando se estuda na melhor Universidade da Espanha, Universidade Autônoma de Barcelona, segundo o ranking feito pela Times Higher Education World University Ranking 2015-2016.

O idioma oficial em Barcelona é o catalão, mas temos a oportunidade de escolher entre três línguas (catalão, castelhano e inglês) qual disciplina iremos cursar. Um aspecto importante de ressaltar, é que embora tenhamos vindo juntas, não cursamos as mesmas cadeiras em função do idioma.

A UAB é uma Universidade muito grande que oferece diversos projetos para seus alunos e um deles é o Projeto Voluntariado, na qual nos interessou bastante por fazer parte da instituição e porque lidaremos com uma realidade diferente do que estamos acostumadas. Superar os desafios e fortalecer os pontos fracos, estão sendo um dos nossos principais obstáculos, pois estamos fora da nossa zona de conforto.

Patrícia Garcia e Taís Nunes
Barcelona, Espanha