• Administração - Comércio Exterior
  • PADE
  • Processos Gerenciais
  • Relações Internacionais
Aluno do GIL conta sua experiência no curso

Christian Antunes é aluno do primeiro ano do GIL e conta um pouquinho como está sendo sua experiência no curso.

Do encantamento à realização.Quando estava saindo do ensino médio já tinha certeza do que queria e havia definido meu futuro profissional nos negócios internacionais, foi então que saí de casa e fui morar em Caxias do Sul, mas as coisas não são tão simples assim. Após o período de um ano morando na serra houve a possibilidade de voltar a morar em casa, em Canoas, foi então que ingressei na Unisinos São Leopoldo seguindo no curso de Comércio Exterior.

imageTudo corria bem na medida do possível, mas a empolgação já não era a mesma, foi então que no terceiro semestre surge uma das melhores professoras com que tive contato na, até então, curta vida acadêmica, a professora Elisa Thomas. O primeiro contato com o GIL foi o de tentar compreender o que estas três letras significam, e hoje no segundo semestre do curso (PA2) posso afirmar com toda a certeza que elas transcendem o significado das palavras que compõem essa sigla.

Não conseguia imaginar tão realisticamente de que maneira eu iria me encaixar nesse curso totalmente inovador e que vai além da vivência em sala de aula. Quando fui pesquisar a respeito do curso busquei em todas as fontes possíveis a maior quantidade de informação disponível, mas nada supera a troca de informações que acontece entre duas pessoas. Confesso que fantasiei muitas coisas antes prestar as provas para ingressar no curso, baseado nas conversas que tive, mas o mais surpreendente de tudo isso é que as fantasias se tornam, cada vez mais, realidades extremamente possíveis.

No primeiro PA, tivemos inúmeras oportunidades de vivências que jamais teríamosimage-2 em um curso tradicional da área de gestão. Foram saídas de campo inestimáveis, contatos com as diretorias de grandes empresas, clubes de futebol, poder coordenar atividades práticas e inclusive iniciar na produção científica, coisas que jamais tinha pensado fazer nos primeiros semestres dos cursos tradicionais pelas universidades que passei. Já no PA2 as expectativas só crescem e a carga de responsabilidade aumenta, mas esse é um dos maiores pontos positivos, pois me coloca em uma posição muito mais à frente no mercado de trabalho. No segundo PA, tivemos a produção de um artigo acadêmico de autoria totalmente pessoal, além dos projetos sociais em que estamos envolvidos ao longo do semestre. As propostas de atividades diferenciadas sempre são bem-vindas e incentivadas, portando as surpresas não param de acontecer.

Se no segundo semestre posso tranquilamente dizer que não houve arrependimento e, sim, o maior acerto da minha vida em ter vindo parar no GIL, fico imaginando como serão os próximos passos. O GIL atualmente é minha família, pois passo mais tempo com meus colegas do que com minha família e me alegro muito por conta disso. Agora, meus planos cresceram: são de dominar o mundo, começando pelo intercâmbio do PA6.