• Direito
  • Direito da Empresa e dos Negócios
  • PPG Direito
Professora do PPG Direito da Unisinos participará do “Simulation Exercise”, em Puerto Rico

Entre as ações voltadas à internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Direito, a professora Jânia Saldanha, do Programa de Pós-Graduação em Direito, foi convidada para participar das atividades, em dezembro, do “Simulation Exercise”, que acontecerá em Puerto Rico. O convite partiu do professor James Louis Cavallaro, diretor presidente da University Network Human Rights.

O “Simulation Exercise” é uma atividade intensiva de uma semana cuja função é a de preparar estudantes para participarem de projetos concretos em direitos humanos. Os estudantes farão o papel de investigadores de entidades de direitos humanos em local escolhido especificamente para tal finalidade. Haverá quarenta atores contratados para atuarem em diversos papéis entre rebeldes, policiais, membros da sociedade civil, jornalistas, professores, ministros, entre outros.

O “Simulation Exercise” ocorrerá em um contexto fictício de violação de direitos humanos e conflitos entre diversos grupos armados e não armados. A finalidade é estruturar um cenário complicado e complexo para dar aos estudantes a oportunidade de envolvimento no campo de uma atividade fact-finding similar ao que seria realizado junto a uma clínica de direitos humanos real. É a primeira vez que o evento ocorre fora dos EUA. O objetivo é incluir não apenas os alunos da Wesleyan University, mas, também, alunos da Universidade Interamericana, de universidades do México e de outros países que têm interesse em aprender através dessa experiência única.