• Direito
  • Direito da Empresa e dos Negócios
  • PPG Direito
Professor do PPG em Direito palestra no Congresso Mundial de Direito Ambiental

No último, domingo (5/9), o professor do Programa de Pós-Graduação e da Escola de Direito da Unisinos, Gabriel Wedy, palestrou no IUCN- World Conservation  Congress, em Marseille, evento que é considerado o mais importante do direito ambiental mundial. O Professor Gabriel Wedy abordou, no painel, Whole o Society Approach to Climate Action and Litigation,  realizado inteiramente em língua inglesa,  em sua palestra, o tema Direito das Mudanças Climáticas e Litígios no Brasil, oportunidade em que defendeu a necessidade do Poder Judiciário brasileiro declarar o direito fundamental ao clima estável no interesse das presentes e das futuras gerações e de o Estado brasileiro adotar uma política de desenvolvimento com sustentabilidade calcado na inclusão social, na tutela ambiental, na boa governança e no princípio da dignidade da pessoa humana. No painel estiveram presentes o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Herman Benjamin (Presidente da Comissão Mundial de Direito Ambiental da IUCN),  a Professora Christina Voigt (Presidente Eleita da Comissão Mundial de Direito Ambiental da IUCN e Professora da Universidade de Oslo), o Professor Luc Lavrysem (Presidente do Fórum da União Europeia de Juízes Ambientais), Professora Margaretha Wiewerinke- Singh (Professora de Direito Público Internacional da Universidade de Leiden- Bélgica), Professor Francesco Síndico (Diretor do Cento Strathclyde de Direito Ambiental e Governança e Governança- Reino Unido), Professor Sandeep Sengupa (Coordenador da política de Mudanças Climáticas da IUCN- Suíça, Professor Ayman Cherkaoui (Diretor da Fundação Mohammed VI para a Proteção Ambiental do Marrocos) e a Professora Cathy Yitong Li (Representante da YONGO- Children and Youth Constituence da ONU). No próximo dia 26.09, o Professor Gabriel Wedy, novamente, será palestrante no 26o Congresso Brasileiro de Direito Ambiental que este ano terá como tema o Estado de Direito Ambiental à luz dos ODS. A palestra do professor Gabriel Wedy vai se dar no painel ODS 13: Ações contra a mudança global do clima.