Fique Sabendo

Selecione:
Curso
  • :: Da Escola
  • Direito
  • Direito da Empresa e dos Negócios
Nível
Professor do PPG Direito participa da Cúpula Panamericana de Juízes e Juízas sobre Direitos Sociais e Ambientais, presidida pelo Papa Francisco

Nos dias 03 e 04 de junho, o professor do PPG Direito da Unisinos, Gabriel Wedy, participou, a convite da Academia Scientiarvum, do Vaticano, e do Itamaraty, da Cúpula Panamericana de Juízes e Juízas sobre Direitos Sociais e Ambientais, presidida pelo Papa Francisco. A conferência, que ocorreu no Vaticano, foi promovida pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais.

Wedy esteve entre os juristas observadores e debatedores dos países de todas as Américas e participou dos debates sobre retrocessos ambientais e sociais. As discussões tiveram como foco o papel do Poder Judiciário na garantia de acesso à vida digna, ao meio ambiente, à saúde e à educação, com menos desigualdades.

O encontro foi concluído com o discurso do Papa Francisco, que demonstrou preocupação com a pressão posta sobre os juízes e pelos riscos do uso inapropriado da lei. O papa manifestou a importância dos que se comprometem com os Direitos Sociais. “Vocês têm um papel essencial. Vocês são poetas sociais quando não têm medo de serem protagonistas na transformação do sistema judicial baseado na coragem, na justiça e na primazia da dignidade da pessoa humana sobre qualquer outro tipo de interesse ou justificativa”, afirmou o papa.

A autoridade máxima da Igreja Católica encerrou com uma mensagem de encorajamento aos que atuam pela Justiça social. “Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça com desigualdade”, concluiu o pontífice. Ao final foi um dos signatários da declaração de Roma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deixe um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *