• Direito
  • Direito da Empresa e dos Negócios
  • PPG Direito
PPG Direito e Núcleo de Direitos Humanos da Unisinos promovem evento sobre racismo institucional

Propondo uma densa reflexão voltada às causas e consequências do “racismo institucional”, o Programa de Pós-Graduação em Direito e o Núcleo de Direitos Humanos da Unisinos promovem, no dia 25 de abril, o “Seminário Racismo Institucional e o Sistema de Justiça”.

A ser realizado no campus Porto Alegre, o evento, que atende às recomendações do Plano de Ação da Década Internacional de Afrodescendentes, proclamada pela Assembleia Geral da ONU, contará com a presença de profissionais de diversas carreiras que compõem o sistema de justiça, além da participação de alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversos cursos e instituições, assim como representantes de movimentos sociais vinculados à temática.

O conceito de racismo institucional tem origem no ano de 1967, a partir do movimento Panteras Negras, especificando como se manifesta o racismo nas estruturas de organização da sociedade e nas instituições. No Brasil, o racismo institucional foi definido pelo Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), implementado em 2005, como sendo “o fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional adequado às pessoas em virtude de sua cor, cultura, origem racial ou étnica”. Para saber mais sobre o conceito e o evento, aqui.