Fique Sabendo

Selecione:
Curso
  • :: Da Escola
  • Direito
  • Direito da Empresa e dos Negócios
  • PPG Direito
Nível
Outras perspectivas sobre o mundo jurídico

Estudar no exterior é um desejo de muitos universitários. Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos vivenciaram essa experiência. Entre os dias 19 e 23 de junho, realizaram uma série de atividades de estudos e pesquisas na prestigiada University of California, em Berkeley.

Durante a viagem, coordenada pelo professor Délton Winter de Carvalho, nove pós-graduandos e os professores Fabiano Koff Coulon e Ederson Garin Porto frequentaram o curso Introduction to Fundamentals to US Law, ministrado pelo professor William Fernholz. O objetivo das aulas era demonstrar como o Direito é pensado e decidido na tradição estadunidense.

No decorrer das aulas, foram realizadas avaliações de julgados, leituras obrigatórias, debates e redação. “O curso envolvia uma profunda análise do sistema jurídico norte americano e sua tradição de common law, cada vez mais influente no sistema brasileiro”, conta o professor Délton.

Aluno do Mestrado em Direito, Henrique Cabral Camargo, conta que, nesse tempo em que estudaram em Berkeley, foi possível vivenciar a cultura de ensinamento dos norte-americanos. O mestrando, que pretende seguir pesquisando e estudando para se capacitar ao exercício da Docência, diz que essa experiência foi extremamente importante para aperfeiçoar técnicas de interpretação e retórica. “As aulas me permitiram aprofundar os conhecimentos sobre commow law e o direito norte-americano, os quais vêm assumindo um papel importante no Direito Brasileiro, principalmente sobre a forma de interpretar e aplicar os precedentes”, refere Henrique.

Entre um estudo e outro, profissionais da Unisinos trocaram ideias com pesquisadores da instituição de Berkeley e fortaleceram laços já existentes entre as duas universidades. As instituições têm projetos de pesquisa conjuntos, como o estudo “Direito, Risco e Ecocomplexidade”, orientado pelo professor Délton e “Center for Law, Energy and Environment”, orientado pelo professor Daniel Farber, da UC Berkeley.

Além do curso, alunos e professores da Unisinos se reuniram com o professor Dr. Robert Merges, prestigiado pesquisador na área de propriedade intelectual e que hoje exerce função de decano dos programas de pós-graduação em Direito da UC Berkeley. No encontro, Merges apresentou estudos de caso da integração entre universidade e mercado. O professor explicou como funciona a integração entre start ups de tecnologia existentes no Vale do Silício e alunos da UC Berkeley.

Visita à Google

Como último compromisso da viagem, os pós-graduandos, acompanhados dos professores, visitaram o campus da Google, em Mountain View. Na visita, puderam conhecer, não apenas as instalações, mas detalhes do sistemas de inovação mundialmente reconhecido da empresa.

Andréia Peopp Arend, mestranda em Direito da Empresa e dos Negócios, na linha de pesquisa em Direito da

Empresa e Regulação, diz que a Google

se relaciona com sua área de estudo como um todo no âmbito corporativo. “A experiência na sede da empresa torna o aprendizado muito mais real, sendo inevitável imaginar como seria a implementação de determinadas práticas nas empresas brasileiras”, relata Andréia.

Os mestrandos enfatizam que essa experiência na Califórnia influenciou a vida profissional, acadêmica e pessoal. “Só tenho a agradecer ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos pela oportunidade e ao professor Délton Carvalho que viabilizou essa experiência e nos orientou de forma brilhante antes, durante e depois do curso”, diz Henrique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deixe um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *