• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Estudantes desenvolvem plano de comunicação para Banco de Alimentos

Na última sexta-feira, 16 de junho, ocorreu o fechamento de uma atividade iniciada no dia 5 de maio na disciplina de Comunicação Integrada do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade. A disciplina tem tido por característica envolver os estudantes em cases reais, desenvolvendo planos de comunicação integrada para empresas ou instituições do mercado.

Em maio, estiveram presentes na Unisinos o presidente da Rede Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhardt e a relações públicas da entidade Paola Weiss Monti, para apresentar aos estudantes da disciplina o Banco de Alimentos e realizar um briefing, através do qual os alunos responderiam ao desafio.

Desde então, reunidos em grupos, os estudantes desenvolveram os projetos durante as aulas e prepararam apresentações que foram realizadas no último dia 16, para Paola Weiss Monti que veio até a Universidade conferir o resultado do trabalho, dar o seu feedback e receber da mão dos estudantes as versões completas dos Planos de Comunicação propostos.

A noite de apresentações contou também com a presença do vice-reitor da Unisinos, Pe. José Ivo Follmann, que é presidente do Banco de Alimentos do Vale do Sinos e teve atuação relevante quando da fundação da Rede Banco de Alimentos do RS.

O professor da atividade acadêmica, Robert Thieme, com o presidente do Banco de Alimentos, Paulo Renê Bernhardt

Robert Thieme, professor de Comunicação Integrada destaca a parceria realizada. “É sempre muito satisfatório realizarmos esse contato real com empresas e por isso nessa disciplina fazemos questão de desenvolver as atividades nesse sentido. Nesse ano, desenvolvemos a atividade com a Rede Banco de alimentos, que tem por característica funcionar de forma colaborativa, desenvolvendo um importante trabalho e que envolveu os estudantes de forma muito bacana. Espero que tenhamos colaborado de alguma forma com os planos de Comunicação Integrada que foram propostos à entidade”.

A experiência dentro da academia

A aluna de Publicidade e Propaganda, Bruna Schorn se matriculou na atividade acadêmica de Comunicação Integrada neste semestre. Ela contou sobre a experiência de criar um Plano de Comunicação para o primeiro banco social do país. Confira abaixo o relato da aluna:

“Para sintetizar e aplicar os conhecimentos teóricos da disciplina de Comunicação Integrada de Marketing, o professor Robert Thieme tem a proposta de colocar os acadêmicos frente à vivência real de receber um briefing, elaborar e apresentar um Plano. Na turma de 2017/01, a empresa escolhida foi a Rede de Bancos de Alimentos.

Há 17 anos, Paulo criou o primeiro banco social do Brasil: o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Atualmente são 22 bancos aliados à matriz do projeto no RS e outros espalhados pelo país. Além do propósito de transformar o desperdício de alimentos em benefício social, Paulo incentivou a criação da satisfação social, que nada mais é do que criar um processo logístico e de reaproveitamento de diversos itens. Foi assim que deu-se origem aos outros 13 bancos sociais, passando a contar com a parceria voluntária de diversos empresários, profissionais liberais e universidades para criar os bancos sociais de alimentos, voluntários, livros, computadores, projetos comunitários, materiais de construção, medicamentos, mobiliários, órgãos e transplantes, refeições coletivas, resíduos, tecido humano e vestuários.

O contato com a história e o propósito de vida de Paulo provocou a percepção que é possível se fazer muito com pouco recurso, mas com muita vontade e dedicação. A partir dessa motivação e o briefing passado, a turma foi dividida em grupos e colocou em prática o passo a passo para a criação do Plano de Comunicação Integrada de Marketing: a análise dos ambientes e de todos os canais de comunicação utilizados, identificação de objetivos, estratégias, plano de ação e orçamentos.

No momento da apresentação dos Planos criados, estiveram presentes Paola e o vice-reitor Padre José Ivo Follmann. Com as apresentações, ficou evidente que o maior desafio identificado pelos grupos é a limitação de recursos – apenas uma profissional integra o setor de Comunicação – e o grande volume de demandas. As análises destacaram a urgência em centralizar e direcionar a comunicação digital para aumentar a perfomance da estratégia do Clique Alimentos, aperfeiçoar as campanhas de Google e reestruturar o site com foco em acertar os fluxos e converter mais e mais doações. Os grupos também apresentaram algumas ideias de intervenções no Campus Unisinos e diferentes estratégias para integrar acadêmicos de forma voluntária para colocar as ideias em prática.

A proposta de colocar em prática os conhecimentos teóricos com um caso real foi essencial para que a turma assimilasse e enfrentasse os desafios de elaborar um Plano de Comunicação Integrada de Marketing de forma profunda e completa.”

A aluna Bruna Schorn nas apresentações em grupo, realizadas no dia 16 de junho