• Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Estudante de Publicidade cria projeto para dar visibilidade às causas sociais

Cursando o segundo semestre de Publicidade e Propaganda da Unisinos, a estudante Júlia Esther sempre se identificou com causas sociais. Ela entrou na Comunicação Social querendo trabalhar em projetos sociais. E foi o que fez: em agosto deste ano, Júlia foi responsável pela criação do Comunicando Amor, projeto voluntário que auxilia na produção de conteúdo e busca gerar visibilidade para ONGs e demais projetos sociais.

O contato com familiares e colegas de aula foi importante para a decisão de iniciar o projeto. “Conversei com minha colega Renata sobre a baixa visibilidade de causas sociais e a possibilidade de fazer um trabalho voluntário comunicacional. Tive o apoio e a parceria dela, e assim iniciamos o projeto.” Atualmente, Júlia conta com o apoio de mais duas voluntárias: Renata Araújo, também estudante de Publicidade da Unisinos, e a jornalista Letícia Bender.

A primeira ONG atendida pelo projeto foi a Escola da Vida, localizada em Porto Alegre. A organização é responsável pelo atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. “Ficamos sabendo dessa organização e percebemos que nenhum meio de comunicação informava as ações dela. Fomos atrás e descobrimos que eles precisavam de notoriedade, principalmente porque queriam divulgar as ações entre a comunidade. Hoje, cuidamos de um blog e da fanpage da escola e elaboramos campanhas de sugestão para atender às demandas da Escola”, conta.

Outra ONG que conta com o auxílio do Comunicando Amor é o Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), que atua em Santa Catarina. “As duas ONGs sofriam do mesmo problema, que é a falta de visibilidade. Muitas vezes são projetos importantes que acabam passando despercebidos, por isso resolvemos ajudar. Além de gerar conteúdo, nós fazemos uma análise sobre as ONGs, e vemos do que elas precisam, aprimoramos o que elas tentam transmitir, explica.

A estudante salienta que o projeto está inicialmente atendendo as duas ONGs, de forma a buscar uma identidade visual para elas. “Iremos auxiliar na comunicação dessas duas organizações até alcançarmos um reconhecimento da comunidade por elas. Queremos tornar as causas conhecidas para terem suas necessidades atendidas.”

Interessados em se voluntariar ao projeto podem mandar um e-mail para projetocomunicandoamor@gmail.com.