• Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Curso da Unisinos estreia o reality Show “Os Afinadores”

Com o objetivo de exibir a rotina de um produtor musical, o funcionamento da profissão, negócios e futuro, a Unisinos está promovendo junto com o curso de Produção Fonográfica, o reality show Os Afinadores.

No programa será mostrado o trabalho realizado dentro do curso. Entre os temas tratados estão a capacitação do aluno para trabalhar em vários meios dentro da área, o gerenciamento da própria carreira e o relacionamento com os meios comunicacionais, o melhor desenvolvimento estratégico mercadológico e o conhecimento sobre os movimentos da música a nível mundial.

Como irá funcionar?

Exibido duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, o reality tem 10 episódios. Conta com quatro duplas de produtores, estudantes da Unisinos, que têm o objetivo de produzir um artista ou uma banda na gravação de um single na gravadora experimental da universidade Sigmund Records. A escolha dos músicos e de quem será o produtor de cada um foi definida por curadoria e sorteio, respectivamente.

Cada dupla terá um profissional da área como padrinho, escolhido por meio de sorteio. Ele dará dicas e auxiliará no fechamento dos singles. Os jurados, que serão responsáveis pela avaliação do trabalho dos produtores, constituem-se de professores do curso e convidados do mercado de trabalho. As avaliações serão feitas a partir do terceiro episódio, quando começam os ensaios. No último episódio a avaliação valerá em dobro, para, no caso da competição acabar empatada, ser usado como critério.

A coordenadora do núcleo digital de marketing da Unisinos, Joseane Janner, explica que o reality foi lançado com o intuito de chamar a atenção dos alunos para o canal da universidade. Ela conta que é um projeto do marketing digital neste ano dar mais evidência ao canal da Unisinos e para isso está sendo investido em vários conteúdos para dar visibilidade, como é o caso do reality.

Joseane relata que os Afinadores segue a tendência de realitys mundiais como The Voice, SuperStar e Britain’s Got Talents e busca expor o processo de produção das músicas, com os ajustes, estúdios e finalizações.

Com relação às expectativas, a coordenadora conta que é esperado o engajamento dos alunos da universidade, com a inscrição no canal e acompanhamento da evolução, além de esperar grande repercussão e esclarecimento a todos do papel do produtor fonográfico na indústria da música. “O curso de Produção Fonográfica  é uma graduação tecnológica com muita abertura no mercado para os profissionais que se formam”, completa.

Coordenador do curso de Produção Fonográfica ao lado de Frank Jorge, Charles Di Pinto conta que uma das intenções do programa é promover a gravadora Sigmund Records. Di Pinto revela que a gravadora está produzindo discos de bandas novas por meio de demos e que a proposta de inserir isso no reality uniu os lados interessados. O coordenador ainda acrescenta que o projeto promove, além da gravadora, a Unisinos e principalmente os demos que estão sendo realizados.

Produtor e estudante de Produção Fonográfica, Vinicius Ricardo relata que a experiência é muito interessante, primeiro por se tratar de uma competição, que remete a um esforço maior dos produtores e das bandas para mostrar as qualificações, e segundo por ser o primeiro trabalho profissional que o estudante realiza, que, apesar pressão pelos prazos curtos das filmagens, é bom por mostrar os produtores que estão dispostos a entrar no mercado de trabalho.

A apresentadora de Os Afinadores, Juliane Quaresma, conta que foi inserida no reality após um convite para fazer o teste e ser aprovada. Juliane declara que a atração é uma grande oportunidade para os produtores colocarem na prática o que é aprendido em aula. A apresentadora ainda ressalta que é um grande desafio ter que trabalhar sendo julgado e pontuado a cada programa com todo o holofote que o reality proporciona.

E a premiação?

A dupla campeã ganhará 20 horas no Estúdio Soma, de Porto Alegre. Os artistas que participarão do reality ganharão, além da produção musical que ocorre dentro do programa, a divulgação de suas músicas no canal musical Superplayer.fm.

O reality é divulgado por meio do Youtube. Para acompanhar tudo que está acontecendo, clique aqui.