• Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Seminários avançados estão com inscrições abertas

Os estudantes de Letras já podem fazer sua matrícula para os Seminários Avançados. Nesse semestre, serão ofertadas três diferentes temáticas, sendo uma ministrada em língua inglesa. As inscrições para a atividade podem ser feitas dentro do período regular de matrícula.

Confira abaixo as opções e os horários dos seminários:

Seminário Avançado em Letras: Literatura, Cinema e Psicanálise

Horário: Sexta-feira pela manhã, presencial.

Este seminário será ministrado em língua inglesa e terá parceria com o Curso de Psicologia.

Temáticas:

• Análise das inter-relações presentes em obras literárias e cinematográficas sob o viés de noções básicas da psicanálise.
  • Contribuição dos aspectos básicos da psicanálise consoante as ideias de Sigmund Freud para a abordagem da literatura elisabetana, vitoriana, moderna e contemporânea.
  • Legado de obras cinematográficas e sua relação tanto com a literatura quanto com as representações simbólicas da psicanálise, em especial com id, ego e superego; a vida (Eros) e a morte (Tânatos); o complexo de Édipo e as relações parentais; a libido; os aspectos sobre a psicologia do envelhecimento (temáticas trabalhadas em parceria com o curso de Psicologia).

Seminário Avançado em Letras: Leitura e Produção de Gêneros Multimodais Mediados por Tecnologias.

Horário: Quarta-feira à noite, EaD

Este seminário será ministrado em língua portuguesa, a distância, com cinco encontros presenciais.

Temáticas:

• Relação dos estudos de multiletramentos com a prática em sala de aula.
  • Reflexão sobre o ensino da língua materna e sua relação com o uso das tecnologias a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero (PDG).
  • Realização de estudos sobre a concepção de linguagem e de ensino, letramentos e multiletramentos/prática social, discussão e reflexão sobre gêneros, tipos textuais e domínios discursivos na perspectiva dos estudos do interacionismo sociodiscursivo (ISD) e dos estudos bakhtinianos, modelo didático de gênero (MDG), sequências didáticas, recursos digitais: multimodais e multissemióticos, multimodalidade, projeto didático de gênero.
  • Desenvolvimento de um projeto didático de gênero.

Seminário Avançado em Letras: Variação Linguística em Português

Horário: Quinta-feira à noite, Presencial

Este seminário será ministrado presencialmente, em língua portuguesa.

Temáticas:

• Constituição histórica da língua portuguesa, sua implantação no mundo e o consequente estabelecimento de variedades nacionais, regionais e locais.
  • A variação no português do Brasil: dimensões históricas, geográficas e sociais.
  • Oralidade e escrita.
  • A norma-padrão, norma culta/comum/standard e as variedades (populares) no Brasil.
  • Pedagogia da Variação Linguística.

Mais informações na secretaria do curso pelo telefone (51) 3590 8131/ramal 1301 ou pelo e-mail adila@unisinos.br