• Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Palestra abordará os contextos de uso da linguagem e suas implicações no meio jurídico

curso_trfPromover um espaço de discussão sobre a importância da relação entre Direito e Linguagem na prática jurídica é o objetivo da palestra com o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Cândido A. Leal Júnior. O evento ocorre nessa quarta-feira, 11 de novembro, no Auditório Maurício Berni, às 19h30.

Para a professora Alexandra Feldekircher Müller, umas das organizadoras, essa é uma oportunidade para reflexão sobre o papel da linguagem na prática jurídica profissional e acadêmica. A atividade busca  evidenciar as especificidades e os efeitos de seu uso em textos de natureza jurídica.

Ela, juntamente com a professora Carolina Knack, devido à prática docente no Curso de Direito, com a atividade acadêmica de Língua Portuguesa, percebeu a necessidade de abordar a estreita relação existente entre as duas áreas.

“A ideia de convidar o desembargador para falar sobre a temática surgiu, no entanto, a partir do trabalho realizado no TRF4, no curso de Formação Inicial da Carreira da Magistratura (foto), em julho deste ano. Na oportunidade, ministramos parte do quarto módulo sobre português jurídico, que o tinha como coordenador”, destaca Alexandra.

Atividade semestral

A professora relata ainda que a palestra tem como público-alvo, sobretudo, os acadêmicos dos cursos de Direito e Letras. “Além disso, a iniciativa de trazer alguém do Curso de Direito, que tem essa preocupação com o papel da linguagem no seu dia a dia de trabalho, deverá ocorrer semestralmente”, completa.

Entre os aspectos a serem abordados está os contextos de uso da linguagem e suas implicações no meio jurídico. Especificidades da linguagem jurídica na prática judiciária e efeitos do uso eficiente ou não da linguagem em textos jurídicos, também contemplarão sua fala.

Sobre o palestrante: Cândido Alfredo Silva Leal Júnior é desembargador do TRF da 4ª Região. Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1992 e mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001, ingressou na magistratura federal em 1993. Além da jurisdição, atualmente participa de iniciativas envolvendo formação do juiz, escrita e texto judiciário, processo eletrônico e saúde no trabalho e juiz e meio ambiente.

Texto: Bruna Mattana
Foto: Luis Felipe Abreu/TRF4