• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Unisinos Recebe XII Encontro da Rede Prosa

Ocorre amanhã (16), no Complexo Tecnológico Unitec, unidade de negócio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o XII Encontro da Rede Prosa, formado por TVs universitárias do Rio Grande do Sul.

Entre as universidades  participantes estão Unisinos, Feevale, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Univates, Centro Universitário Franciscano (Unifra), Universidade de Passo Fundo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Unilasalle (Canoas), Centro Universitário Metodista (IPA) em Porto Alegre e Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A programação dura o dia inteiro, começando a partir das 9h com recepção e coffee break no Auditório Unitec e encerrando às 16h30 com coffee break e apresentação do projeto “Vida com arte” da orquestra Unisinos Anchieta.

Editora-chefe da TV Unisinos, Vanessa Ioris esclarece que momentos como esse propiciam a integração das várias regiões do Estado, numa troca muito rica de conteúdos, impressões e experiências.

“Uma televisão universitária que, a princípio tem uma abrangência voltada apenas para sua região de atuação, tem a possibilidade de ganhar destaque em todo Estado, conforme estão localizadas suas parceiras. Com esse aumento da visibilidade, as pesquisas, os projetos de extensão e outros estudos da nossa instituição podem ganhar um destaque maior”, acrescenta.

Conforme a editora-chefe, é a segunda vez que a Unisinos recebe o evento, pois já promoveu um encontro em 2013. “As reuniões seguem uma dinâmica de trabalho, independente da universidade que a promove. Nós oferecemos a nossa estrutura para um dia produtivo de trabalho”, destaca.

Diretor da TV Unifra, José Quintana Júnior relata que as expectativas para o evento são as melhores possíveis. “Discutir a troca de reportagens, aprimorar os rumos da rede e rever os colegas das demais TV’s Universitárias”, constata.

Quando o tópico abordado é sobre os aspectos positivos que são trazidos para a comunidade acadêmica, Quintana explica que há o poder de conhecer o trabalho das demais TV’s, trocar experiências e possibilitar novos aprendizados.

“Além do VT da série sobre Direitos Humanos, a ideia de construção de um programa que está em discussão há três encontros”, diretor afirma que a Universidade trará para o encontro.

Responsável pela Rede Prosa da UCSTV, Adri Antunes revela que por meio do encontro, há a possibilidade de continuar no processo de construção de reportagens em série, trocando ideias de novas narrativas visuais, priorizando sempre o trabalho coletivo e a identidade regional.

“As televisões universitárias têm o poder e a capacidade de transformar o conhecimento acadêmico em assunto de interesse social e amplo. Funcionam como decodificadores desse processo mais intelectual. Assim, é possível apresentar as pesquisas desenvolvidas em sala de aula, entrevistar professores e estudantes e mostrar onde e como essas pesquisas impactam a vida do telespectador. Esse é o maior ganho que as universidades têm ao ter uma televisão universitária”, salienta.

Ela afirma que cada universidade colabora com seu grupo de profissionais no sentido de sempre aprimorar o trabalho. Por meio delas, possui o poder de aproximar o fazer jornalístico como conhecimento intelectual, acadêmico e científico.