• Comunicação
  • Relações Públicas
Terceira edição do jornal Enfoque Vila Kédi é lançada

Texto de Laíse Feijó

Alunos das disciplinas de Jornalismo Cidadão e Fotojornalismo acabam de fechar a última edição do Enfoque Vila Kédi, jornal experimental produzido dentro do curso de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre. Ao longo do semestre, foram feitas três edições do jornal, que teve como tema central os moradores da Vila Kédi, comunidade localizada no Bairro Três Figueiras, na Capital.

A localidade conta com cerca de 100 famílias que, apesar de viverem em uma área nobre de Porto Alegre, encontram-se em situação precária, com pouca assistência da prefeitura. ” A escolha da Vila Kédi, partiu de uma sugestão do professor Flávio Dutra, de Fotojornalismo. Seguimos a trajetória histórica que a disciplina vem desenvolvendo, de dar voz a setores que, de outra forma, correm a risco da invisibilidade. Trata-se de um espaço social espremido entre bairros de classe média, de população carente em renda e atendimento social, para a qual o Enfoque lança o seu olhar e, a partir dele, o expõe para toda a sociedade, cumprindo, assim, o que se espera do jornalismo”, explica Nikão Duarte, professor da disciplina de Jornalismo Cidadão.

O professor destaca ainda que o exercício semestral, na Vila Kédi e em outros espaços pelos quais a disciplina tem circulado, demonstra uma perplexidade inicial de parte a parte: dos alunos, pelo contato com uma realidade que, em geral, desconheciam; e dos moradores, com as presenças desses jovens que perguntam muito e fazem muitas fotos em busca de histórias para contar.

“Essa perturbação inicial que já é, em si mesma, um aprendizado de vida, costuma ser sucedida pelo convívio harmônico, em que os desafios, para cada aluno, passam por não perder o senso crítico, por colocar-se no seu lugar profissional específico e, finalmente, por revelar as histórias apuradas. Essa trajetória faz com que a segunda edição normalmente seja melhor que a primeira – e a terceira, a melhor de todas”, disse Nikão.

A experiência na Vila Kédi foi bem recebida pelos alunos, que elogiaram a escolha do local para o trabalho e também pela receptividade dos moradores. Stéphany Franco, aluna de Jornalismo Cidadão, disse ter adorado a experiência, principalmente por ter proporcionado visões de mundo diferentes das que está acostumada: “Chegar num local onde as pessoas vivem em uma realidade completamente diferente da nossa e ser bem recepcionado, fazendo com que você se sinta ‘parte do grupo’, é incrível. A disciplina, com certeza, fez eu me tornar alguém melhor, mais crítica e sensível”, ressaltou a aluna.

Leonardo Stürmer, também aluno da disciplina de Jornalismo Cidadão, ressalta que conhecer pessoas com histórias de vida como as dos moradores da Vila foi uma das partes mais interessantes da atividade. “Eu já havia participado das edições do Enfoque Quilombos como fotógrafo, no ano passado, e agora fui como repórter. Foram experiências bem diferentes mas ambas enriquecedoras.  A produção do jornal nos leva para um realidade diferente da nossa e que muitas vezes é esquecida. Ou seja, está prática é muito importante”, disse Leonardo.

A turma de Fotojornalismo, ministrada pelo professor Flávio Dutra, acompanhou todas as saídas de campo, que foram três ao longo do semestre. Ficou a cargo dos cinco alunos da disciplina as fotos que ilustraram o Jornal Enfoque. Os estudantes destacaram que a experiência foi bastante enriquecedora, como conta Paulo Egidio: “Ao mesmo que nos abriu novos horizontes até então desconhecidos, a saídas nos mostraram uma imagem distinta daquela que o senso comum atribui à comunidade. Acho que isso faz parte do trabalho do jornalista e nos ajuda a perceber as diferentes versões dos fatos, do mundo e da vida”, conclui Egidio.

Cora Zordan, também aluna de Fotojornalismo, ressalta que a experiência foi importante para sua vida profissional, pois foi nela que pode entender como funciona o fotojornalismo e também onde adquiriu maior confiança ao fotografar. “Acima de tudo, foi muito importante para mim como pessoa. pois pude enxergar uma realidade diferente. Esse trabalho com certeza me ajudou a desenvolver um olhar mais solidário”, destaca Cora.

A terceira edição do Enfoque Vila Kédi foi lançada na última sexta-feira (23) e será entregue na comunidade até o final do mês pelos alunos e professores. Interessados podem retirar exemplares diretamente com os estudantes ou nos campus da Unisinos em Porto Alegre e São Leopoldo.

Foto da capa: Alessandro Sasso