• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Estudantes da Unisinos produzem caderno especial GeraçãoE do Jornal do Comércio

A edição do caderno GeraçãoE do Jornal do Comércio desta quinta, dia seis de julho, foi escrita a muitas mãos e muitas ideias. As histórias de empreendedorismo do Vale do Sinos foram contadas por alunos do último semestre do curso de jornalismo da Unisinos e editadas por professores e equipe do Jornal do Comércio.

A oportunidade surgiu em uma visita do editor do caderno, o jornalista Mauro Belo Schneider, à disciplina laboratório Beta Redação, editoria de Economia. A atividade ministrada pelos professores Felipe Boff e Marlise Brenol propôs ao longo do semestre o trabalho em dois eixos: jornalismo de dados e inovação e empreendedorismo.

Esse último eixo chamou a atenção do Mauro. A conversa com os alunos foi bastante enriquecedora e o jornalista percebeu que São Leopoldo e região têm casos interessantes de empreendedorismo descobertos e relatados pelos alunos.

Uns dias depois desse encontro, Mauro ligou para a professora Marlise e propôs: “vamos fazer um caderno conjunto Beta Redação e GeraçãoE?” De imediato, a professora se empolgou com a oportunidade de mostrar o trabalho dos formandos em um jornal de tamanha tradição e credibilidade no Estado.

“Acredito que essa oportunidade mostra o quanto o jornalismo se reinventa e abre espaços para construções horizontais, em rede. Essas são conteúdos que saem de paginas digitais para páginas impressas”, afirma Marlise.

O coordenador do curso de Jornalismo, Edelberto Behs, considera essa parceria um grande ganho. Para ele, mostra que o projeto pedagógico do curso de jornalismo está sintonizado com as novas oportunidades de mercado. “Estamos formando profissionais mais completos e capazes de produzir conteúdos que se adaptam ao mercado e geram oportunidades”, afirma.

Mauro, o editor do caderno, acredita que esse tipo de oportunidade de parcerias está na essência empreendedora. E o contato com os alunos torna o trabalho ainda mais enriquecedor. “O trabalho da Beta Economia tem tudo a ver com o GeraçãoE e é gratificante saber que o nosso caderno inspira e forma novos profissionais”, finaliza.