• Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Aplicativo desenvolvido por alunos do curso de Jornalismo tem como objetivo auxiliar no letramento infantil

O Brinca Apprende é um aplicativo desenvolvido por seis alunos do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Apelidado de BAPP, o projeto desenvolvido para a disciplina de Jornalismo Online II combina jogo e história infantil com o objetivo de estimular a leitura ainda na infância, ajudando a diminuir o analfabetismo funcional.

Segundo dados do último Índice de Analfabetismo Funcional (Inaf), realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e divulgado em 2011, 27% dos brasileiros eram analfabetos funcionais há cinco anos, o que na época representava mais de 35 milhões de pessoas.

A ideia principal é que o projeto seja mais uma ferramenta para ajudar pais e professores a incentivarem as crianças a desenvolver o gosto pela leitura por meio da tecnologia. Além do aplicativo, disponível para download gratuito no site do Brinca Apprende o projeto possui uma página no facebook, blog e canal no youtube, os futuros jornalistas disponibilizam nessas plataformas informações sobre analfabetismo funcional e formas de combatê-lo, além de conteúdos divertidos que podem ser trabalhados com as crianças, histórias e ações desenvolvidas pelo grupo.

O que é analfabetismo funcional

É considerado analfabeto funcional aquele que não consegue compreender e extrair informações de textos curtos e simples. Ou seja: todas as pessoas que, mesmo alfabetizadas, não entendem aquilo que leem e não conseguem explicar o sentido do que leram são classificados como analfabetos funcionais.

O Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), realizado pelo Instituto Paulo Montenegro, separa a alfabetização em quatro níveis: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e alfabetizados em nível pleno. Os que se enquadram nas primeiras duas categorias são considerados analfabetos funcionais, sendo que só os plenamente alfabetizados não têm nenhuma restrição para compreender e interpretar textos longos.

O objetivo do Brinca Apprende

O objetivo do projeto é fazer com que as crianças aprendam a ler da melhor forma, brincando. O importante, nesse momento, é que os pais e os educadores passem o maior tempo possível lendo histórias para os pequenos. E aí entra o modo lúdico, usando músicas, fantoches, fantasias, encenando com as crianças e fazendo com que elas sempre participem das brincadeiras.

Ler para as crianças desde pequenas é fundamental para desenvolver nelas o hábito e o prazer por ouvir, contar e ler histórias. O BAPP também pode fazer parte desse momento fundamental do aprendizado por meio da tecnologia, o nosso aplicativo dá aos pais a oportunidade de incentivar a leitura unindo a brincadeira de um jogo e uma história desenvolvida pelo grupo do Brinca Apprende.

O BAPP foi desenvolvido pelos alunos Marco Pecker, Priscila Mella, Paola Oliveira, Carol Oliveira, Natália Scholz e Cristiano Vargas.

Encontre o projeto nas redes sociais: