• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Alunos de Jornalismo da Unisinos têm trabalhos virtuais divulgados

Durante o período de férias, os alunos de Jornalismo da Unisinos do campus de Porto Alegre tiveram trabalhos virtuais pessoais divulgados na página do curso no Facebook. Conforme a coordenadora do curso de Jornalismo da Unisinos da Capital, Thais Furtado, o objetivo da inciativa é divulgar o que os alunos fazem, dando visibilidade aos estudantes que queriam participar. “É importante mostrar o que eles fazem, mesmo fora da sala de aula”, explica. Ela também relata que a página foi criada recentemente e já tem mais de 500 curtidas. O foco é divulgar as atividades do curso.

A representante discente Juliana Coin lembrou que, depois da inauguração da rádio e do lançamento da revista virtual Josefa, o curso poderia divulgar blogs e canais do YouTube dos próprios alunos. “Juntei isso com uma das perguntas que fizeram pra nós durante o debate antes das eleições pra representante. Queriam saber o que faríamos para dar mais integração entre os alunos e seus projetos. Meu objetivo desde o início não é só elaborar projetos, ouvir os alunos e ajudar no máximo possível, mas também transformar as promessas feitas durante as eleições em realidade”, explica.

Com a ideia de que os alunos se desligariam durante as férias, mas não parassem de escrever, a estudante e a coordenadora do curso criaram o projeto de divulgação dos trabalhos pessoais dos alunos na página. Conforme Juliana, com essa divulgação, eles se conheceriam melhor, e a página do curso não ficaria parada e ainda ajudaria na propaganda desses trabalhos realizados.

“Acho importante mostrar como são os alunos e como eles são capazes. Tem uma aluna, por exemplo, que tem um blog patrocinado. Outro teve mais de 16 mil acessos”, relata. Na opinião dela, o trabalho e as características dos alunos devem ser valorizados, principalmente, para mostrar como eles têm determinação.

Conheça mais sobre os trabalhos dos alunos de Jornalismo

A aluna Naiady Souza, 21 anos, tem um blog chamado “Maquilagem”, no qual todas as segundas, quartas e sextas-feiras faz publicações sobre maquiagem e moda. Naiady relata que começou o blog em 2013 a pedido de suas amigas que queriam que ela compartilhasse suas dicas de maquiagem. “O tempo passou e o blog foi abordando outros temas. Hoje, eu falo de produtos de beleza, faço tutorial de make no youtube, falo de moda, dou dicas para se vestir. Enfim, o blog aborda tudo o que envolve o universo feminino”, complementa.

Os seguidores queriam saber mais sobre ela. Por esse motivo, a jovem também começou a contar sobre sua vida, descrevendo as viagens que já fez, casamento, entre outros assuntos.

“Achei superlegal a iniciativa de o pessoal divulgar o trabalho virtual dos acadêmicos. Pois, querendo ou não, eu coloco tudo o que aprendo na faculdade no blog, desde tirar uma foto, gravar um vídeo, formular um texto e pesquisar”, avalia a blogueira.

Na opinião dela, além de incentivar o aluno, faz os estudantes do curso conhecerem os outros trabalhos, gerando uma interação entre as pessoas da graduação. “Ainda mais eu que vim de outro Estado, não conheço quase ninguém da faculdade”, opina Naiady, que é do Paraná.

Leonardo Stürmer, 19 anos, tem o blog e canal Serelepe e Saltitante. “Meu canal surgiu pra complementar o meu blog e porque eu descobri que amo fazer vídeos. Lá eu falo mais sobre livros, filmes e seriados, mas pretendo começar a falar coisas mais do cotidiano, assim como faço no blog”, explica.

Quando o assunto é sobre a divulgação dos trabalhos dos alunos, de acordo com Leonardo, a iniciativa é muito boa, pois são todos estudantes de jornalismo. “É legal para que mais gente conheça o que fazemos e também acabamos divulgando o curso e os colegas”, diz.

Cora Zordan, 18 anos, tem o blog e já escreve faz tempo, não como trabalho, mas como hobby. “Eu sempre tive um pouco de vergonha de divulgar, mas um dia mostrei para umas amigas e elas disseram que estava muito bom”, lembra. Esse episódio fez com que Cora ficasse bastante empolgada pelo fato de saber que tinha pessoas que gostaram do que ela escrevia. Sendo assim, foi um dos maiores incentivos para cursar faculdade de Jornalismo.

Apesar de o blog ser pessoal, a blogueira relata que gosta muito de escrever crônicas e debater coisas que acontecem no cotidiano. “Eu sempre gostei de escrever e queria um lugar pra fazer texto sem incomodar meus amigos no Facebook”, conta.

De acordo com ela, é extremamente importante que esses projetos pessoais sejam reconhecidos, porque, como futuros jornalistas, é preciso produzir notícias. “Acho que quem tem blog ou canal no YouTube já está se preparando para o mercado e atingindo o público”, avalia.

Johnny Oliveira, 22 anos, escreve na plataforma Medium, no qual publica diversas crônicas sobre o cotidiano. Na sua adolescência, tinha outro blog, chamado “Desimportâncias”. Quando lembrou como fazia bem escrever, criou um novo. “Sempre escrevi, nunca parei. Eu postava no Facebook e mostrava para os amigos, mas não tinha lugar próprio pra postar”, comenta.

Por esse motivo, criou um novo espaço. “Escrevo, reviso, edito, formato e seleciono as ilustrações que geralmente são fotos de amigos”, informa. Para ele, a ação mostra também o que os alunos estão levando do curso para suas vidas.