• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Estudantes da Unisinos criam projeto de Gastronomia

Buscando apresentar um produto inovador e resolver problemas no ramo da Gastronomia, alunos do terceiro semestre do curso de Gestão para Inovação e Liderança (GIL) criaram uma plataforma online que busca intermediar a prestação de serviços entre profissionais da área gastronômica e pessoas interessadas nos serviços.

O FREE.LA é um projeto idealizado pelos alunos Guilherme Fusquine, Nícollas Wulff, Leonardo Wallau e Guilherme Fetter. A iniciativa faz parte do planejamento do curso e consiste no desenvolvimento de um produto que gere lucro e apresente algum resultado para a sociedade. “Escolhemos focar na Gastronomia, pois temos pais que trabalham na área e constantemente ouvimos queixas de problemas enfrentados, como a rotatividade de funcionários e a falta de mão-de-obra”, explica Fusquine.

O projeto consiste no desenvolvimento de um site que lança perfis de pessoas que trabalhem com Gastronomia. A plataforma contempla tanto profissionais formados e com experiência na área como também aqueles que têm interesse ou gostam de Gastronomia. “A iniciativa visa atender a necessidade de pessoas que sofrem com a falta de profissionais, como donos de restaurantes, por exemplo. Por isso, logo pensamos nos freelancers, que têm características de serem profissionais rápidos e que irão dar apoio às demandas, sem cobrar os valores altos de uma agência”, analisa Guilherme Fusquine.

Os jovens ressaltam que o site não será destinado apenas a empresários e donos de restaurantes, mas também para servir eventos mais intimistas. “Iremos formalizar o informal. Por meio do site, é possível acessar todos os dados da pessoa que será contratada. Será feito um ranqueamento, onde os profissionais aparecem de acordo com o nível de qualificação e todos poderão ser avaliados, garantindo uma credibilidade ao site e ao próprio trabalhador”, destaca Guilherme Fetter.

O pagamento do profissional contratado será feito via site, por meio do PagSeguro. De acordo com Guilherme Fetter, essa maneira garante ainda mais confiança aos contratantes do serviço. “Além de ser a uma plataforma segura, também irá gerar uma fonte de receita pra nós. Além disso, estamos pensando em criar uma taxa de inscrição para o freelancer, para que tudo ocorra de maneira correta”, pontua.

O site será lançado no próximo semestre. A ideia é que em breve a plataforma envolva outras áreas, além da Gastronomia. “O projeto piloto é a área gastronômica, mas queremos expandir para serviços de babás ou limpeza, por exemplo”, ressalta Fusquine.

As melhores ideias do curso entram no processo de Warm Up da aceleradora Ventiur, da Tecnosinos. “Esperamos passar no processo de seleção, pois a aceleradora dá o apoio necessário para conseguir parcerias, entre elas o próprio curso de Gastronomia da Unisinos”, relata Guilherme Fusquine.

IMG-20150619-WA0003