• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Alunos de Fotografia são premiados pela Bride Association

Graduandos em Fotografia na Unisinos, Wiliam Perin e Ismael Steffen agora fazem parte de um seleto grupo de fotógrafos de casamento. Eles tiveram suas fotografias premiadas pela Bride Association – requisito para ingressar na instituição, que reúne perfis de renomados fotógrafos de casamento do Brasil.

O prêmio ocorre em duas etapas ao longo do ano. Em cada uma delas, são premiadas 20 fotos, pouco mais de 1% do total de imagens inscritas.

Ismael Steffen, 23 anos, adquiriu sua primeira câmera há pouco mais de três anos, e há dois atua profissionalmente. “Fotografar casamentos é o que me motiva a evoluir. Ser responsável por contar histórias dos dias mais importantes dos casais é um sentimento único”, afirma. Ele dá uma dica para quem busca conseguir o máximo de emoção em uma fotografia: “É fundamental estar muito perto; não apenas fisicamente, mas sim se envolver com quem você está fotografando. Afinal, se você não conseguir compartilhar do mesmo sentimento, terá uma fotografia fria, apenas registros, e isso vai completamente contra o que busco, que é fazer parte da história do casal”.

Stetffen

“É fundamental estar muito perto”, diz Steffen (Foto: arquivo pessoal/Ismael Steffen)

Para Ismael – que já teve outra imagem de casamento premiada – o prêmio da Bride Association vem para afirmá-lo na fotografia: “Veio em um momento muito importante da minha carreira, onde realmente estou definindo um estilo de fotografia e uma identidade em minhas fotos. Isso me torna ainda mais crítico comigo mesmo e me força a evoluir cada dia mais”. A mais recente conquista de Ismael foi ter três fotos premiadas pela Inspiration Photographers. ”É uma mistura de sentimentos: emoção, alegria e muita gratidão a todos os casais que acreditam e se divertem conosco. O que me deixa feliz é estar ao lado de grandes fotógrafos e amigos. Isso é incrível.”

Com apenas 20 anos, Wiliam Perin fotografa profissionalmente há três, dois deles trabalhando com casamentos. Ele cresceu no estúdio da família, e aos 17 anos procurou se especializar, aprendendo a fotografar com os principais nomes do Brasil e do exterior, em workshops e congressos.

Para Wiliam, que diz ter conquistado o mercado com uma “linguagem fotográfica simples, inovadora e, acima de tudo, sincera”, é preciso traduzir sentimentos nas imagens: “Entender as pessoas, sentir o que elas sentem e fotografar da forma mais sensível e verdadeira. Não quero que, quando recorrerem aos seus álbuns, as pessoas vejam apenas o quanto mudaram com o passar do tempo, mas quero que elas olhem aquelas fotos e sintam o mesmo que sentiram no momento em que o click foi feito”, sintetiza o fotógrafo, que pesquisou e descobriu ser o mais jovem integrante da Bride Association.

Para Wiliam, é preciso “fotografar da forma mais sensível e verdadeira” (Foto: arquivo pessoal/Wiliam Perin)

Para Wiliam, é preciso “fotografar da forma mais sensível e verdadeira”
(Foto: arquivo pessoal/Wiliam Perin)

O jovem fotógrafo acredita que a fotografia precisa ultrapassar a técnica: “A técnica fotográfica tem de ser tão intrínseca quanto o ato de movimentar-se. Você pensa em mexer o braço e simplesmente o mexe, sem nenhuma dificuldade. Então, o espaço que era ocupado por esta preocupação passa a ficar ocioso. Aí vem o pulo do gato: ocupar esse espaço percebendo coisas novas, se preocupando mais em sentir os noivos do que qual relação ISO/velocidade/diafragma vou usar na minha câmera”.

Wiliam comemora o prêmio: “É uma honra e motivo de muita alegria ter uma foto premiada em uma associação tão renomada e crítica, e agora fazer parte dela como membro junto a grandes nomes da fotografia brasileira, que eu admiro muito”.

Saiba mais em: http://www.ismaelsteffen.com.br/blog/premio-inspiration-photographers-round-05/

Fonte: Fique Sabendo Unisinos