• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Evento debateu liberdade de expressão no Cine Bancários, em Porto Alegre
No último sábado, 14 de novembro, os cursos de Jornalismo e Realização Audiovisual da Unisinos promoveram o debate “Entre o Público e o Privado, quando o Dano Moral cala o Jornalismo”. O evento realizado no Cine Bancários, em Porto Alegre, contou com a presença de dois convidados: Thiago Herdy, vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e Guilherme Azevedo, professor e coordenador do Curso de Direito de Porto Alegre da Unisinos. A mediação foi realizada pela professora titular do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, Christa Berger.
O debate teve início com a exibição do documentário “Três Crimes e Uma Sentença”. A produção foi vencedora do 7º Prêmio Jovem Jornalista, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog. O documentário conta a história da condenação do Jornal Já, em 2003, por dano moral e da reportagem que deu origem ao processo, escrita pelo jornalista Elmar Bones. O caso foi encaminhado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos pela organização Artigo 19, que considera a condenação uma violação à liberdade de expressão.
Após a exibição, os debatedores falaram sobre os limites da liberdade de expressão, a subjetividade da aplicação do dano moral e a judicialização da censura.
Convidados

Thiago Herdy é vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e repórter do jornal O Globo na sucursal de São Paulo. Formado em jornalismo pela PUC-MG, trabalhou no Estado de Minas, Diário da Tarde e no Diário do Comércio. É vencedor dos prêmios Esso 2008 e 2010, nas categorias regionais; e menção especial no Prêmio IPYS/Transparência Internacional, 2009 e 2011.
Guilherme Azevedo é professor e coordenador do curso de Direito de Porto Alegre, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Doutorando e Mestre em Direito pelo PPGD/Unisinos. Sócio fundador da ABraSD – Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito, onde coordena o Grupo de Pesquisa “Estado, Democracia e Poder”. Desenvolve pesquisa na área da Sociologia do Direito (Law and Society).
MediaçãoChrista Berger é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Coordena o grupo de pesquisa Estudos em Jornalismo e é coordenadora nacional do Procad – Tecer: jornalismo e acontecimento. É formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1973), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Nacional Autônoma de Mexico – UNAM (1979), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA/USP (1996). Publicou o livro Campos em Confronto, a terra e o texto pela editora da UFRGS.
Produção é vencedora do 7º Prêmio Jovem Jornalista
O documentário inscrito pela aluna do 7º semestre de Jornalismo da Unisinos, Joyce Heurich, sob orientação da professora Luciana Kraemer, foi vencedor do 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog. A temática estabelecida pelo Prêmio para a edição 2015 foi “Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de Hoje”. O projeto concorreu com outras 90 propostas de 71 escolas de comunicação, de 17 estados do Brasil. A premiação ocorreu no dia 20 de outubro, no Teatro Tuca, em São Paulo. A produção contou com parceria dos cursos de Jornalismo e Realização Audiovisual da Unisinos, TV Unisinos e Epifania Filmes.

Foto: Joyce Heurich