• Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Alunos do GIL lançam campanha de arrecadação para atender projeto social

Alunos do curso de Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Unisinos lançaram uma campanha que tem como objetivo arrecadar fundos para atender as crianças e jovens participantes do projeto Vida Com Arte.

O Vida com Arte surgiu em 2009 e oportuniza a crianças e jovens carentes o acesso à música. Atualmente, o projeto conta com 340 beneficiados das cidades de São Leopoldo e Porto Alegre. “Percebíamos que as crianças passavam muito tempo na rua, não tinham uma rotina saudável. A partir daí, decidimos dar a eles oportunidade de utilizarem esse tempo livre para aprender a música, tocar algum instrumento”, explica o maestro e um dos idealizadores do projeto, Evandro Matté.

Orientados pela professora Soraia Schutel, os alunos do GIL irão coordenar estratégias de arrecadação de fundos para a instituição. “Desde o início do semestre, temos debatido o tema e vimos como os projetos sociais são necessários e estratégicos para as empresas, e tivemos contato com profissionais e executivos da área. Assumi a disciplina nesse semestre e tive a ideia de ensinar por meio da prática, da transmissão de conteúdos e do contato com profissionais da área”, explica a professora.

DSC_0084

Dinâmica de integração entre alunos do GIL e Orquestra Vida com Arte. (Foto: Fernanda Salla)

Na última sexta-feira (18), alunos do GIL do campus Porto Alegre e integrantes do projeto Vida com Arte se reuniram para uma tarde de integração e aprendizagem.  Na primeira parte da tarde, os alunos puderam conhecer as salas de aula onde o projeto é ministrado, na antiga sede da Unisinos, em São Leopoldo.

Depois do reconhecimento, os alunos foram contemplados com uma apresentação da Orquestra de Percussão do projeto, que apresentou a música Isn’t She Lovely, do cantor Stevie Wonder.  Depois, foi a vez da Orquestra Vida com Arte fazer uma apresentação, com a música Canto Alegretense.

“O músico não tem escapatória. Se está ali, precisa fazer. Não parece, mas é um trabalho muito desgastante, que exige muito de todos os que se dedicam a essa profissão. Mas é apaixonante”, discursou o maestro aos 15 alunos do GIL presentes.

O momento de integração ocorreu no meio da tarde, onde os estudantes do GIL promoveram oficinas e dinâmicas que tinham sob o tema de liderança. “Os alunos se dividiram em grupos, e cada um deles sugeriu uma dinâmica. Foi um momento onde eles puderam pensar em atividades que pudessem incentivar a integração dos dois grupos”, conta Soraia.

O plano é que até o final do semestre os alunos e integrantes do projeto consigam arrecadar R$  45 mil. “Teremos um orçamento do maestro de instrumentos e outros materiais que precisam ser renovados para o projeto e os alunos do GIL irão fazer a gestão da campanha de captação. Até o final do semestre teremos uma campanha coordenada e pensada pelos alunos e, no final, queremos fazer uma apresentação musical do Vida com Arte para os patrocinadores, em um evento comemorativo para entrega dos valores”, conta Claudia.

Para o maestro, o projeto será muito útil. “Usaremos essa arrecadação para qualificar os instrumentos.  É  uma iniciativa muito importante e uma maneira de contribuir e promover o Vida com Arte”, comenta.

DSC_0056

Maestro Evandro Matté e a Orquestra Vida com Arte. (Foto: Fernanda Salla)