• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Alunos da universidade visitam empresa Mercur em Santa Cruz do Sul

01Na última quarta-feira, os alunos dos cursos de Design, Design de Produto e Engenharia de Materiais da Unisinos, visitaram a empresa Mercur, de Santa Cruz do Sul. A viagem de estudos teve como objetivo aproximar os alunos de uma realidade fabril, no que diz respeito à sua ideologia, ao uso de matérias primas e a relação estabelecida com os seus usuários, além da consciência de projeto; e foram acompanhadas pelos professores André Marques, Maura Flores e Tatiana Rocha.

A programação do dia iniciou por uma recepção que apresentou o novo posicionamento da empresa e a Linha Diversidade na Rua, que surgiu com o propósito de compreender sobre o ambiente da educação, repensando o papel da empresa neste campo de atuação. Iniciou-se e mantem-se através do relacionamento com diferentes instituições conectadas ao assunto e escolas de Santa Cruz do Sul, porém, atualmente, com uma abrangência maior de parceiros e redes.04

Ainda, houve a visita ao ambiente fabril, com o propósito de conhecer o processamento de borrachas, para que, posteriormente, os alunos participassem de uma oficina de co-criação, juntamente com o designer Nelson Ivan Petzold, utilizando a criatividade, a inteligência coletiva e a prototipação para desenvolver soluções funcionais que possibilitem maior independência de pessoas com deficiência na execução de suas atividades de vida diária, no âmbito da alimentação, higiene e educação.

02Através de ações como estas, cumprem-se os propósitos dos cursos da Unisinos, aproximando os estudantes das empresas, proporcionando a eles uma interação com real com uma realidade industrial e o mercado de trabalho, além de oferecer a possibilidade de desenvolverem projetos para usuários reais.

“Foi muito bom projetar no LAB da Mercur, encontrando soluções em grupo, discutindo e aprendendo com a empresa, além de estar na companhia do Sr. Nelson”, afirma o aluno Lorenzo Reginato.

Durante os próximos meses os alunos dos cursos de Design e Design de Produto desenvolverão projetos, nas atividades acadêmicas de Ergonomia, no âmbito das necessidades observadas na oficina de co-criação e da linha de trabalho Diversidade na Rua, estabelecendo uma parceria contínua com a empresa.