• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação lança livro

Livro investiga sonoridades lo-fi desde a garagem até o mainstream

capa-livro-lo-fi  Na década de 80, um radialista nova-iorquino criou um programa chamado “Lo-fi”, que rodava apenas gravações caseiras e em fita cassete, método então corrente de divulgação de músicos independentes. “Lo-fi” aparecia ali como oposição a “hi-fi”, aqueles caríssimos aparelhos de som de alta fidelidade sonora. Enquanto a indústria fonográfica chegava ao ápice da nitidez sonora, um considerável grupo de artistas remava na direção contrária, com canções gravadas em meio a ruídos produzidos por equipamentos de segunda linha. Ao longo dos anos, o termo lo-fi continuou servindo para nomear gravações caseiras e amadoras. Mas será que ele não se aplicaria para outras manifestações sonoras na música pop? Trata-se da questão levantada no livro LO-FI: Música pop em baixa definição. Ao invés de definir ou buscar uma “essência” do lo-fi, o estudo de Marcelo Bergamin Conter segue os fluxos de criação da música pop para evidenciar as mais diversas sonoridades de baixa definição.

Direcionada não só a teóricos, mas à ampla gama de interessados em música pop e produção independente, a obra investiga como formas inauditas de música podem surgir de relações insólitas que artistas e produtores de áudio estabelecem com as tecnologias fonográficas. Conter percebe os resultados desse encontro da composição com os aparelhos técnicos em diversas bandas e artistas, tanto do underground quanto do mainstream.

LO-FI: Música pop em baixa definição poderá ser adquirido com 20% de desconto na festa de lançamento Bailão lo-fi, que ocorre sexta-feira, 28 de outubro, na Casa Frasca. Além da presença de Conter e dos seus livros à venda, a festa contará com discotecagem temática e shows da Supervão e da Musical Amizade, que celebra seus 10 anos de existência com uma performance única e imperdível.

Bailão lo-fi (lançamento do livro LO-FI: Música pop em baixa definição)

Supervão + Musical Amizade + Discotecagem temática

Onde: Casa Frasca – Av. Independência, 426, Porto Alegre