• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Professor da Unisinos lança livro na Espanha

O Professor da graduação em Jornalismo e do PPG em Comunicação, Ronaldo Henn, lançou seu novo livro na Espanha. A obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao PPG em Comunicação da Unisinos, intitulada “Produção de acontecimentos nas redes sociais: a emergência do ciberacontecimento”. A análise foi financiada pelo CNPq e inaugura a coleção Atlántica Comunicación, que consiste em uma parceria da InCom-UAB com a editora da Universidade Aberta da Catalunha. O projeto prevê publicar trabalhos de pesquisadores ibero-americanos.

O volume traz partes da pesquisa do professor, iniciada em 2010 abordando “As transformações do acontecimento no web jornalismo”. A partir desta versão Ronaldo desenhou o conceito de ciberacontecimento, que se refere à modalidade de acontecimentos jornalísticos que se constituem a partir das redes sociais digitais. Nessa perspectiva, ele desenvolveu a nova pesquisa que deu origem ao livro.

Com os recursos da agência foi possível adquirir equipamentos, bibliografia atualizada e montar o Grupo de Pesquisa e Laboratório de Investigação do ciberacontecimento, que conta atualmente com alunos de Iniciação Científica, mestrandos, doutorandos e uma pós-doutoranda. Nesse grupo, os pesquisadores realizaram monitoramento de acontecimentos processados em rede, desde os mais densos, como manifestações e protestos, até os mais frívolos, normalmente vinculados aos setores de entretenimento.

Chamado de “El ciberacontecimiento, producción e semiois”, o livro inaugura a coleção da Atlántica Comunicación, parceria estabelecida com o Instituto de Comunicação da UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), e com a editora da UOC (Universidade Aberta da Catalunha), que publicará trabalhos de pesquisadores ibero-americanos.

Apesar de ainda não ter data para lançamento no Brasil, a capa do livro por ser acessada por meio do link: www.editorialuoc.cat/elciberacontecimientoproduccinysemiosis-p-1473.html?cPath=1.