• Comunicação
  • Realização Audiovisual
  • Relações Públicas
Alunos do curso de Comunicação Digital enterram cápsula do tempo

Em tempos de Uber, Tinder, Waze e outras aplicações baseadas em tecnologias de comunicação que dialogam com espacialidades físicas dos territórios urbanos, um grupo de estudantes da Unisinos encontrou uma forma diferente de associar suas próprias lembranças pessoais ao espaço do campus.

No último dia 12 de junho os alunos do curso de Comunicação Digital enterraram uma cápsula do tempo nas proximidades do bloco D04 (em frente ao restaurante Fratello). A cápsula, confeccionada em PVC com acabamento em spray metálico, leva em seu interior cartas produzidas pelos alunos, que somente poderão ser abertas em um prazo de 5 anos. Em 2022, quando os conteúdos das cartas forem revelados, os alunos deverão se deparar com expectativas, desejos e projeções para o futuro originados no, então longínquo, mês de maio de 2017.

O projeto foi idealizado na atividade acadêmica de Mídias Locativas e Computação Ubíqua, sob orientação do professor Tiago Lopes. A ideia surgiu a partir da discussão sobre como, atualmente, os ambientes físicos se mostram cada vez mais atravessados por inúmeros fluxos de informação digital, formando espacialidades híbridas que implodem as fronteiras entre os mundos on e offline. Inspirados por este cenário, os alunos projetaram a cápsula do tempo como um meio de vincular, literalmente, suas memórias afetivas ao território geográfico do campus.

Contando com o apoio da equipe da Gerência de Serviços de Manutenção e Infraestrutura (GSMI), um buraco foi aberto nas imediações do bloco D04. Após breve cerimônia, os alunos depositaram a cápsula do tempo no buraco, que, após ter sido tapado, recebeu uma plaquinha sinalizando o local exato em que as memórias da turma estão enterradas. Na placa está escrito:

Aqui estão armazenadas projeções de futuro dos alunos da turma 2015 do curso de Comunicação Digital. O passado encontrará o presente em maio de 2022.