Início do Conteúdo

Aproveitamento de Estudos

Após o deferimento da vaga, é iniciado o processo de aproveitamento de estudos para os alunos que já realizaram seus estudos em outro Curso Superior ou em outra Instituição de Ensino Superior.

O processo de aproveitamento de estudos será encaminhado automaticamente, nas seguintes situações:

• Aluno oriundo de outra Instituição de Ensino Superior, que estiver com a documentação completa e tiver apresentado a via original dos conteúdos programáticos/programas das disciplinas/atividades afins cursadas na outra Instituição (apenas das disciplinas que o candidato deseja aproveitar);
  • Aluno da Unisinos que tenha cursado uma ou mais atividades acadêmicas e tenha obtido aprovação.
    Havendo necessidade de complementação de documentos, estes serão solicitados ao aluno para dar continuidade ao processo de aproveitamento de estudos.
    .

Serão analisadas apenas as atividades acadêmicas em que o aluno tiver sido aprovado na Instituição de origem. Atividades acadêmicas das quais tiver sido dispensado só serão analisadas mediante apresentação da documentação comprobatória.

O aluno poderá requerer novos aproveitamentos ou revisão do aproveitamento de estudos presencialmente, no Atendimento Unisinos, em São Leopoldo ou Porto Alegre, e nos polos de Educação a Distância, mediante a apresentação da documentação exigida, de acordo com a forma de ingresso pela qual optou. Esse pedido também poderá ser realizado online, pelo portal Minha Unisinos: www.minha.unisinos.br > link “Solicitações” > “Acompanhamento Curricular”.

A resposta referente ao aproveitamento de estudos será enviada por e-mail. O resultado também será disponibilizado no portal Minha Unisinos, e o aluno poderá consultar a informação acessando o link “Acadêmico” e, em seguida, o link “Histórico Acadêmico”. É do aluno a responsabilidade pelo acompanhamento da tramitação de seu processo, pelo Portal Minha Unisinos.

Para obtenção de mais informações sobre o aproveitamento de estudos/atividades, o Guia do Aluno – Graduação está disponível para consulta em www.unisinos.br/servicos/guia-do-aluno. O aluno poderá também recorrer à Coordenação de seu Curso caso deseje mais informações sobre o aproveitamento de disciplinas/atividades acadêmicas

Sobre Limites de Aproveitamento de Estudos em cada Curso:

Estudos realizados na condição de aluno não regular, na Unisinos ou em outra Instituição de Ensino Superior, podem ser aproveitados até o limite de 25% da carga horária do Curso em que o aproveitamento é pretendido. Nesse caso, o aproveitamento só se dará mediante ingresso (Vestibular ou Extravestibular) e vinculação regular a um Curso da Unisinos.

Nas modalidades de ingresso por Transferência ou por Certidão de Estudos de outra Instituição de Ensino Superior, o aproveitamento de estudos respeitará limites de acordo com o descrito a seguir:

• Para os Cursos de Nutrição, Psicologia – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura e Ciências Biológicas – Bacharelado, a Universidade realizará aproveitamento de estudos para fins de dispensa em percentual máximo de até 50% (cinquenta por cento) do número total de créditos acadêmicos do Curso em que o solicitante pretenda ingressar. No Curso de Psicologia, não há possibilidade de aproveitamento de estágio.
  • No caso do Curso de Enfermagem, a Universidade realizará aproveitamento de estudos para fins de dispensa em, no máximo, 68 (sessenta e oito) créditos acadêmicos.
  • Para os demais Cursos, a Universidade realizará aproveitamento de estudos para fins de dispensa em percentual máximo de 70% (setenta por cento) do número total de créditos acadêmicos do Curso em que o solicitante pretenda ingressar.

Avise-me

Cadastre-se e receba via e-mail informações sobre o Extravestibular.