Início do Conteúdo

Aproveitamento de Estudos

Após o deferimento da vaga, é iniciado o processo de aproveitamento de estudos para os alunos que já realizaram seus estudos em outro Curso Superior ou em outra Instituição de Ensino Superior.

O processo de aproveitamento de estudos será encaminhado automaticamente, nas seguintes situações:

• aluno oriundo de outra Instituição de Ensino Superior, que estiver com a documentação completa e tiver apresentado a via original dos conteúdos programáticos/programas das disciplinas/atividades afins cursadas na outra Instituição (apenas das disciplinas que o candidato deseja aproveitar);
  • aluno da Unisinos que tenha cursado uma ou mais atividades acadêmicas e tenha obtido aprovação.

Havendo necessidade de complementação de documentos, estes serão solicitados ao aluno para dar continuidade ao processo de aproveitamento de estudos.

Serão analisadas apenas as atividades acadêmicas em que o aluno tiver sido aprovado na Instituição de origem. Atividades acadêmicas das quais tiver sido dispensado só serão analisadas mediante apresentação da documentação comprobatória.

O aluno poderá requerer novos aproveitamentos ou revisão do aproveitamento de estudos presencialmente, no Atendimento Unisinos, em São Leopoldo ou Porto Alegre, e nos polos de Educação a Distância, mediante a apresentação da documentação exigida, de acordo com a forma de ingresso pela qual optou. Esse pedido também poderá ser realizado online, pelo portal Minha Unisinos: www.minha.unisinos.br > “Solicitações” > “Acompanhamento Curricular”.

A resposta referente ao aproveitamento de estudos será enviada por e-mail. O resultado também será disponibilizado no portal Minha Unisinos, e o aluno poderá consultar a informação acessando o link “Acadêmico” e, em seguida, o link “Histórico Acadêmico”. É do aluno a responsabilidade pelo acompanhamento da tramitação de seu processo, pelo Portal Minha Unisinos.

Para obtenção de mais informações sobre o aproveitamento de estudos/atividades, o Guia do Aluno – Graduação está disponível para consulta em www.unisinos.br/servicos/guia-do-aluno. O aluno poderá também recorrer à Coordenação de seu Curso caso deseje mais informações sobre o aproveitamento de disciplinas/atividades acadêmicas.

Sobre Limites de Aproveitamento de Estudos em cada Curso

Estudos realizados na condição de aluno não regular, na Unisinos ou em outra Instituição de Ensino Superior, podem ser aproveitados até o limite de 25% da carga horária do Curso em que o aproveitamento é pretendido. Nesse caso, o aproveitamento só se dará mediante ingresso (Vestibular ou Extravestibular) e vinculação regular a um Curso da Unisinos.

Nas modalidades de ingresso por Transferência ou por Certidão de Estudos de outra Instituição de Ensino Superior, o aproveitamento de estudos respeitará limites de acordo com o descrito a seguir:

• Para os cursos de Nutrição, Psicologia bacharelado, licenciatura em Ciências Biológicas e bacharelado em Ciências Biológicas, a Universidade realizará aproveitamento de estudos para fins de dispensa em percentual máximo de até 50% (cinquenta por cento) do número total de créditos acadêmicos do curso em que o solicitante pretenda ingressar. No curso de Psicologia, não há possibilidade de aproveitamento de estágio.
  • No caso do Curso de Enfermagem, a Universidade realizará aproveitamento de estudos para fins de dispensa em, no máximo, 68 (sessenta e oito) créditos acadêmicos.
  • Para os demais cursos, a Universidade realizará aproveitamento de estudos para fins de dispensa em percentual máximo de 70% (setenta por cento) do número total de créditos acadêmicos do curso em que o solicitante pretenda ingressar.

Avise-me

Cadastre-se e receba via e-mail informações sobre o Extravestibular.