Profissional R$190,00 Alunos R$120,00

Este evento já ocorreu

Apresentação

O Colóquio de Filosofia é um evento anual, destinado aos alunos da pós-graduação e da graduação em filosofia destinado aos acadêmicos de diversas IES do Estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e do exterior. Acontece no campus da Unisinos e reúne cerca de duzentas pessoas, divididas entre alunos, professores e demais profissionais, possibilitando o estudo e a discussão de temas específicos com incidência inter e transdisciplinar a cada edição a partir da apresentação de comunicações, mesas redondas e conferências.

Quais são os objetivos?

- A intenção primordial do evento é investigar sobre o problema da genealogia da moral, procurando refletir a respeito das condições de criação dos valores.
- Investigar problemas morais com incidências sociais e políticas, tais como os diferentes mecanismos de poder que estão na sociedade;
- Refletir sobre o alcance do procedimento genealógico enquanto diagnosticador de valores responsáveis pela decadência cultural;

É destinado a quem?

- Professores/Pesquisadores
- Alunos de Graduação
- Alunos de Pós-Graduação
- Profissionais

Distribui certificado?

Será fornecido certificado digital a todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Dias de aula

Terça-feira: 19h às 22h
Quarta-feira: 9h às 12h / 14h às 16h / 16h30min às 22h
Quinta-feira: 9h às 12h / 14h às 16h / 16h30min às 22h

Trabalhos Científicos

- As comunicações devem estar em consonância com o tema e os objetivos do Colóquio.
- O envio deverá conter resumo.
- Cada trabalho deverá ter, no máximo, dois autores, sendo que pelo menos um deles deverá ter sua inscrição individual efetivada.
- Os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, e o texto, devidamente revisado, enviado no prazo previsto e estruturado conforme as seguintes instruções:
- Apresentação: O resumo deverá conter título, autor(es) e sua titulação, instituição, fonte de financiamento (se for o caso) e e-mail; resumo em português, com até 2000 caracteres (sem espaço).
- Para cada apresentação serão disponibilizados 30min (20min - apresentação e 10min - debate).

Envio dos resumos: até 24/08/2018 para o e-mail afeiler@unisinos.br.
Divulgação dos trabalhos aceitos: a partir de 03/09/2018.
Confira a comunicação dos horários e locais das apresentações aqui.

PAEP - Programa de Apoio a Eventos no País
AOE - Auxílio para organização de eventos

PPG Filosofia Unisinos e PPG Filosofia UFPEL

02/10/2018 - Terça-feira:
19:00 - 19:30 - Credenciamento
19:30 - 20:00 - Intervenção Cultural
20:00 - 22:00 - Conferência de Abertura
Paul Valadier - Centre Sèvres, (França) - Nietzsche, Genealogia e Niilismo
Coordenador: Álvaro Valls - (UNISINOS)

03/10/2018 - Quarta-feira:
9: 00 - 12:00 - Apresentação de Comunicações
14:00-16:00 - Mesa Redonda 1
Antonio Edmilson Paschoal (UFPR) e Clademir Araldi (UFPel). Tema: Nietzsche, Niilismo, Sujeito e Má Consciência
Mediação: Luís Rubira (UFPel)
16:00 - 16:30 - Intervalo
16:30 - 18:30 - Mesa Redonda 2
Angelo Marinuci (UFPel) e Wilson Frezzatti (Unioeste). Tema: Nietzsche e os elementos científicos da Genealogia
Mediação: Clademir Araldi (UFPel)
18:30 – Lançamento de livros
Noite
19:30 - 22:00 - Conferência
Oswaldo Giacóia Júnior - (Unicamp) Sobre Um Certo Parênteses em Para a Genealogia da Moral
Coordenador: Cartor Bartolomé Ruiz - UNISINOS

04/10/2018 - Quinta-feira:
9: 00 - 11:00 - Apresentação de Comunicações
11:00 - 12:00 - Conferência Via Skype
- Maria Cristina Fornari - Universitá di Salento (Itália) - Da origem à genealogia: o ponto de volta da investigação moral.
- Coordenador: Luiz Rubira (UFPEL)
14:00-16:00 - Mesa Redonda 3
Ernani Chaves (UFPA) e Márcia Junges (UNISINOS). Tema: Nietzsche e a recepção da Genealogia da Moral nas discussões sobre Biopolítica
Mediação: Adilson Feiler (UNISINOS)
16:00 - 16:30 - Intervalo
16:30 - 18:30 - Mesa Redonda 4
Luís Rubira (UFPel) e Adilson Feiler (UNISINOS). Tema: Nietzsche, consciência moral e dor
Mediação: Marcia Junges (UNISINOS)
Noite
19:30 - 20:30 - Conferência
Scarlett Marton - USP - Nietzsche, genealogia, psicologia e história
Coordenador: Clademir Araldi - UFPEL
20:30 - 22:00 - Conferência de Encerramento
Helmut Heit - Universidade de Tongji. - Nietzsche, Foucault e a Genealogia da Vontade de Verdade.
Coordenador: Marcia Junges - UNISINOS

Adilson Felicio Feiler