De 25/10/2016 a 28/10/2016
Campus São Leopoldo

Apresentação

O Colóquio Filosofia Unisinos terá como tema da décima nona edição: Ação, Agência e Responsabilidade. Queremos investigar quais as condições necessárias que um agente deve possuir para poder se atribuir responsabilidade moral a ele. E isso quer dizer: em que medida o agente deve estar em controle da própria ação para ele poder ser tomado como moralmente responsável. Os temas correlatos serão: livre-arbítrio, ação voluntária, controle de regulativo e de direcionamento, determinismo, indeterminismo e compatibilismo. Procuraremos integrar as pesquisas na área da filosofia, especialmente em história da filosofia, com o direito e a neurociência a fim de possibilitar um atualizado estado da arte sobre a questão.

Quais são os objetivos?

- Investigar problemas morais e políticos interconectados com a questão da responsabilidade, tais como: censura, erro, livre-arbítrio, ação voluntária etc;
- Refletir sobre o alcance dos modelos determinista, indeterminista e compatibilista sobre responsabilidade moral;
- Considerar as contribuições da psicologia moral, neurociência e direito a respeito da causalidade das ações.

É destinado a quem?

Professores e alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia e demais profissionais interessados.

Distribui certificado?

O participante receberá o certificado de participação mediante a frequência mínima de 75% da carga horária total do evento e o certificado estará disponível no porta Minha Unisinos 30 dias após o evento.

1. 9h às 12h Comunicações Local: Sala de seminários I da Biblioteca

Marcela Fossati Otero (Unisinos)
    A Responsabilidade do agente moral na obra O Si Mesmo Como Outro de Paul Ricoeur

Marcos André Webber (Unisinos)
    A Fundação Ontológica da Responsabilidade Moral em Heidegger

Emerson de Lima Pinto (Unisinos)
    Constituição, hermenêutica filosófica e mutação: uma reflexão preliminar sobre o difícil debate sobre Direito e a Moral

Maurício Fernandes (UFPI/ Unisinos)
    Biotecnologia, Mundo-da-Vida e Responsabilidade: considerações a partir da Ética da Espécie de Jürgen Habermas

1. 14h às 17h Comunicações Local: Sala de seminários I da Biblioteca
    Adriano Perin (IFSC / Unisinos)
    Sobre o interlúdio de justificação das categorias no contexto da metodologia analítica dos Prolegômenos

Roni Ederson Krause de Oliveira (UFG)
    Hume, Kant e a responsabilidade moral do suicida.

Cristina de Moraes Nunes (Fapas)
    Atribuição de Responsabilidade Moral e os Sentimentos Morais

Alexandre Ayub Dargél (Unisinos)
    Hart e a Justificação da Punição

Sergio Fernando Maciel Corrêa (IFSC / Unisinos)
    Desafios para uma diferenciação ética na Democracia: a Parrhesía e seus adversários.
  1. 19h30 às 22h Conferência de Abertura: Governamentalização Privada dos Espaços Públicos

Conferencista: Vinícius Nicastro Honesko - Universidade Federal do Paraná
    Coordenação: Castor Ruiz - Universidade do Vale do Rio dos Sinos Local: Auditório Central

Submissão de trabalhos