• De 22/10/2018 a 23/10/2018

• Campus Unisinos Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 – Boa Vista)

Evento Gratuito

Inscrições até 21/10/2018

Inscreva-se Agora

22 de outubro (segunda-feira)

13h30min – Apresentação de trabalhos

16h – Intervalo

16h30min – Reconhecendo as experiências dos Observatórios no cenário atual – Apresentação e debate

17h – Debates

18h – Lançamento das produções dos Observatórios

19h – Intervalo

19h30min – Conferência de abertura: Desigualdades, democracia e políticas públicas no cenário brasileiro contemporâneo
Prof. Dr. Paulo de Martino Jannuzzi – IBGE
Salas
: 803 e 804

22h – Encerramento

23 de outubro (terça-feira)

8h30min – Painel: Observatórios: sistematização, publicização e impacto dos dados e informação
Observatório da Formação em Gestão Social – UFBa e Observatório Fiscal Federal en Argentina
Sala: 612

10h – Intervalo

10h30min – Pontualizações – Dados e informação: desafios para o Brasil contemporâneo
Prof. Dr. Paulo de Martino Jannuzzi – IBGE
Sala
: 612

12h30min – Intervalo

14h – Roda de conversa dos Observatórios – Agenda da Rede de Observatórios 2018-2019.
Sala: 612

16h – Intervalo

16h30min – Sistematização e encaminhamentos
Sala: 612

18h – Encerramento

Apresentação

O VIII Seminário Observatórios: democracia, desigualdades e políticas públicas dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios com atuação no campo social comprometido com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade contemporânea. O evento dá continuidade aos sete Seminários anteriores, que objetivaram promover o estudo e o debate sobre o papel dos Observatórios, suas metodologias e impactos. Este espaço de debate, formação e articulação apontou, desde 2013, a constituição da Rede de Observatórios Sociais, que assumiu a realização deste evento. Além do Seminário de Observatórios, a Rede vem implementando um conjunto de outras ações que apontam para o fortalecimento dos observatórios sociais como ferramentas estratégicas de afirmação da democratização do Estado e da sociedade brasileira.

O Seminário Observatórios em sua oitava edição propõe a tematização sobre desigualdades, democracia e políticas públicas. Este evento e temática foram definidos pela Rede de Observatórios com atuação no campo social comprometidos com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação e controle social de políticas públicas no contexto da sociedade brasileira. O evento de 2018 pretende promover a análise transdisciplinar dos cenários contemporâneos marcados pelas desigualdades, em vista da análise e afirmação da democracia e das políticas públicas na contemporaneidade.

Confira o edital de apresentação de trabalhos

Objetivo Geral

• Analisar transdisciplinarmente os cenários das desigualdades, da democracia e das políticas públicas, apontando perspectivas para o protagonismo dos Observatórios no cenário brasileiro contemporâneo.

Objetivos Específicos

• Reunir, analisar e articular experiências dos observatórios e de outros agentes com atuação nos cenários das desigualdades, políticas públicas e democracia na sociedade brasileira;

• Promover o debate sobre o acesso, a sistematização e a difusão da informação pelos observatórios e o seu impacto nas políticas públicas;

• Caracterizar, problematizar e potencializar a atuação dos Observatórios e da Rede de Observatórios em meio às relações com os diferentes agentes implicados na afirmação da democracia e das políticas públicas.

Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade – UERGS
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Unisinos
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – UFRGS
Programa de Pós-Graduação em Economia – Unisinos
Centro de Cidadania e Ação Social – CCIAS Unisinos
Curso de Graduação em Serviço Social – Unisinos
Núcleo de Estudos em Saúde Pública – UnB

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Observatório da Educação – Unisinos
Observatório Juvenil do Vale – Unisinos
Observatório das Políticas de Saúde para as Populações do Campo, Floresta e Águas – UnB
Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares – Fundação Oswaldo Cruz
Observatório da Cidade de Porto Alegre – Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Observatório Cultural – Unilasalle
Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas – Unilasalle
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional – UFRGS
Observatório da Cultura de Porto Alegre – Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – Jesuítas Brasil
Observatório da Governança das Águas
Observatório de Segurança Pública de Canoas – Prefeitura Municipal de Canoas
Observatório Social de São Leopoldo
Observatório de Segurança de São Leopoldo – Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Observatório das Metrópoles
Observatório de Políticas e Ambiente – UERGS
Observatório das Juventudes do Paraná – PUCPR
Fundação de Economia e Estatística – FEE
Sindicato dos Sociólogos do Rio Grande do Sul

Unisinos - Campus Porto Alegre

Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 - Boa Vista, Porto Alegre - RS, 91330-002

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Evento Gratuito