VIII Fórum Internacional Brasil Coreia em Ciência, Tecnologia e Inovação

Inscrições até 15/12/2020

Inscreva-se Agora

Compartilhe esta página

Apresentação

Desde 2011, a Unisinos realiza o Fórum Internacional Brasil Coreia, em parceria com universidades coreanas. Em todas as seis edições do Fórum há uma grande audiência internacional, estimada em mais de cinco mil pessoas (como membros do corpo docente, estudantes, empresários e representantes do governo). O Fórum busca fortalecer o relacionamento científico e tecnológico entre o Brasil e a Coreia por meio do debate científico e político sobre os campos de semicondutores, TI e conhecimento relacionado.

O primeiro Fórum, Oportunidades e Impactos do Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores no Brasil, foi realizado de 17 a 19 de outubro de 2011; o segundo, Semicondutores, Sustentabilidade, Novas Tecnologias, foi realizado de 23 a 25 de outubro de 2012; o terceiro, Semicondutores como Caminho para a Inovação, de 23 a 25 de outubro de 2013; e o quarto, Semicondutores e TI como Força Motriz para o Desenvolvimento Econômico e Social, foi realizado nos dias 27 e 28 de agosto de 2014. Este evento internacional busca estimular a discussão sobre desenvolvimento e gestão da ciência, tecnologia e inovação a partir das experiências do Brasil e Coreia do Sul.

A Coreia do Sul emergiu como referência em ciência e tecnologia, seja gerando patentes comerciais de produtos inovadores para os experimentos relatados em parcerias entre universidades e empresas. Além disso, o país figura como um importante parceiro comercial do Brasil e destacou-se em pesquisas em Ciência da Computação, Engenharia de Materiais e Engenharia Elétrica / Eletrônica.

O tema convergência, expertise na Coreia do Sul, está na cadeia produtiva de semicondutores e tecnologia da informação e comunicação, tema estratégico para o Brasil e foco das ações do governo brasileiro para estimular seu desenvolvimento. Do ponto de vista do Brasil, a inovação em Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, bem como os combustíveis renováveis, apresentam alguns dos elementos de interesse para a Coreia do Sul, tendo em vista a realização de um plano de crescimento sustentável do governo KO 2013.

O quinto encontro apresentou uma discussão acadêmica e técnica sobre gestão de ciência, tecnologia e inovação, através de paineis, palestras e apresentações de trabalhos científicos relacionados à ciência, tecnologia e inovação no Brasil e na Coreia do Sul, com foco em semicondutores e tecnologia da informação e comunicação e aplicações relacionadas à saúde. Este tema foi escolhido como atrator de inovação incremental, bem como de definir as áreas de interesse estratégico nacional. O evento contou com reitores, diretores de institutos de pesquisa, pesquisadores, professores, estudantes e empresários brasileiros e sul-coreanos.

A sétima edição, apresentou iniciativas dos dois países ao considerar tecnologias disruptivas para a transformação da sociedade. O evento foi uma grande oportunidade para a troca de ideias científicas, tanto em termos de artigos de pesquisa e projetos internacionais. Desta forma, uma novidade da edição do Fórum de 2018 diz respeito a um momento particular para a discussão da pesquisa. Assim, tivemos apresentações de grupos de pesquisa dos dois países, visando, assim, vislumbrar parcerias e cooperação.

Esse ano o Fórum Brasil Coreia acontece totalmente de forma virtual através de um cluster de workshops e painéis. A ideia é que consigamos aproximar pesquisadores e expoentes dos dois países na temática de transformação digital e o impacto disso na nova sociedade da informação. O evento acontece de novembro a dezembro de 2020, em diferentes dias (veja detalhes na parte de programação). Vamos discutir sobre pesquisa, avanços em projetos e cooperações bilaterais, bem como mobilidade acadêmica em nível graduação, mestrado e doutorado.

Quais são os objetivos?

• Apresentar e discutir os modelos de gestão de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos nas universidades brasileiras e sul-coreanas;
• Discutir os mecanismos de fomento à ciência, tecnologia e inovação, utilizados pelos governos brasileiro e sul-coreano;
• Apresentar trabalhos científicos com relatórios de pesquisa e inovação na área de semicondutores e tecnologia da informação e comunicação, agora aplicados ao contexto da saúde;
• Discutir casos de referência para inovação e aplicação de tecnologia em indústrias no Brasil e na Coreia do Sul;
• Proporcionar um espaço de integração entre universidades e empresas do Brasil e da Coreia do Sul.

É destinado a quem?

Embora este seja um evento acadêmico-técnico, o público-alvo será composto não apenas de membros acadêmicos, mas também de representantes empresariais e governamentais. O evento tem como objetivo estabelecer um espaço de interação entre esses segmentos e construir relações em pesquisa, tecnologia e inovação entre o Brasil e a Coreia do Sul. Espera-se a participação de cerca de 2.100 pessoas do estado do Rio Grande do Sul, de outros lugares e da Coreia do Sul.

Espera-se, portanto, envolvimento bilateral de:

• Presidentes e reitores das universidades;
• Professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
• Estudantes de graduação e pós-graduação;
• Empreendedores;
• Profissionais das áreas de tecnologia e inovação;
• Profissionais de incubadoras tecnológicas e representantes de empresas incubadas;
• Representantes dos governos local, estadual e federal.

Atividades Propostas 

Para o evento, teremos workshops e painéis. Cada um deles tem a duração de 2 horas. Um workshop reflete a uma parceria já consolidada com um grupo coreano e sua ideia é discutir sobre temas de pesquisa de interesse dos grupos coreano e brasileiro. Para os painéis, vamos trazer temas atuais para discussão e análise de pontos de vista. Então, teremos um moderador e painelistas formados por expoentes dos dois países.

Teremos as seguintes atividades:
- 9 workshops
- 7 painéis

Distribui certificado?

Será fornecido certificado de participação a todos.
Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias úteis, após término do evento, no portal
http://www.minha.unisinos.br acessando o menu Certificados.

Carga horária

32 horas

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Escola Politécnica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Programação

Prof. Yongwoo Kwon - Hongik University
Prof. Hyouk Lee
Mediadora: Tatiana Louise Avila de Campos Rocha
Data: 12th Nov. 8:30 (GMT -3) KRT, 11th Nov. 20:30 (GMT -3) BRT
Link de acesso
Carlos Gorito - Embaixada do Brasil Na Coreia do Sul
Fernanda Pacheco
Ariadna Schuck
Cassiano Campes
Data: 18/11 - 8:30 (GMT -3) KRT, 17/11 - 20:30 (GMT -3) BRT
Link de acesso
Prof. Dr. Daeyoung Kim
Universidade: Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST)
Data: 20th Nov 8:30 (GMT -3) KRT, 19th Nov. 20:30 (GMT -3) BRT
Link de acesso
Prof. Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Júnior - Universidade Federal do Pará (UFPA)
Prof. Kleber Vieira Cardoso - Universidade Federal de Goiás (UFG)
Prof. G. P. Li - UCI - University of California, Irvine, (USA)
Data: 24th Nov. 14:00 (GMT -3) BRT
Link de acesso
Prof. Dr. Yong-Sang Kim
Ariadna Schuck
Hyo Eun Kim - Sungkyunkwan University (SKKU)
Prof. Dr. Carlos Alberto Cima
Profa. Dra. Priscila Schmidt Lora
Mediador: Dr. Willyan Hasenkamp Carreira (HT Micron)
Data: 25th Nov. 8:30 (GMT -3) KRT, 24th Nov 20:30 (GMT -3) BRT
Link de acesso
Prof. Dr. Madhusudan Singh
Universidade: Woosong University
Data: 26th Nov 2020 - 8:30 (GMT -3) KST, 25th Nov 2020 - 20:30 (GMT -3) BRT
Link de acesso
Prof. Dr. Heon Yeom
Seoul National University (SNU)
Data: 27th Nov. 8:30 (GMT -3) KRT, 26th Nov 20:30 (GMT -3) BRT
Link de acesso
Prof. Dr. Dhananjay Singh
Universidade: Hankuk University of Foreign Studies (HUFS)
Data: 1st Dec 8:30 (GMT -3) KRT, 30th Nov 20:30 (GMT -3) BRT
Link de acesso
Com o Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Prof. Dr. Luis da Cunha Lamb; o CEO da HT Micron, Mr. Chris Ryu; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Unisinos, Prof. Dr. Rodrigo da Rosa Righi, e mediação da CEO do Tenosinos, Sr.ª Susana Kakuta.

Inscreva-se

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.

Investimento

Gratuito