• De 30/10/2017 a 31/10/2017

• Unisinos Campus POA Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 Bairro Boa Vista – Porto Alegre/RS

Evento Gratuito

Este evento já ocorreu

Painel – A Sociedade nas tramas das crises contemporâneas

Painelistas: Prof. Dr. Carlos Paiva – FEE, Bel. Cezar Miola – TCE-RS e Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares

Local: salas TEDU 803 e 804
Painel I – Observatórios e suas relações com pesquisas, instituições e sociedade

Presenças: Observatórios da Governança das Águas (OGA BRASIL), Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do RS (SATED-RS) e Observatório da Cultura de Porto Alegre, Povos Indígenas e Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN/UFRGS).

Local: salas TEDU 803 e 804
Painel II – Observatórios e suas relações com pesquisas, instituições e sociedade

Presenças: Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (Fiocruz), Orçamento Participativo e ObservaPOA (PMPA), Observatório das Metrópoles e Observatório da Segurança.

Trabalhos aprovados

Acesse a lista de trabalhos aprovados.

Programação em PDF

Acesse a programação também em PDF.

Apresentação

O VII Seminário Observatórios: pesquisas, instituições e sociedade nas tramas de crise, dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios com atuação no campo social comprometidos com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade contemporânea. O evento de 2017, promovido pela Rede de Observatórios, propõe o aprofundamento teórico-prático sobre o protagonismo dos Observatórios como instâncias de informação, formação e controle social.

Objetivo geral

Analisar transdisciplinarmente os desafios e as potencialidades dos observatórios, em meio às relações com a pesquisa, com as instituições e com a sociedade no contexto das tramas das crises contemporâneas.

Apresentação de trabalhos

Poderão ser apresentados trabalhos científicos. Acesse a convocatória com as normas e prazos.

Público-alvo

Acadêmicos, pesquisadores, gestores governamentais, da sociedade civil e conselheiros e agentes que atuam vinculados a Observatórios e nos processos de fortalecimento da informação, transparência e democratização do Estado e da Sociedade.

Certificado

Os certificados estarão disponíveis a partir de 24/11/2017 no portal Minha Unisinos, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos – CCIAS

Curso de Jornalismo – UNISINOS

Curso de Ciências Econômicas – UNISINOS

Curso de Serviço Social – UNISINOS