Evento VII COLÓQUIO INTERNACIONAL IHU- Caminhando e desobedecendo: Thoreau 200 anos

De 29/08/2017 a 30/08/2017
Unisinos – Campus Porto Alegre

1. 14h Minicurso – "Simplifiquem, simplifiquem" – Um retrato de Thoreau
    []Conferencista: Prof. Dr. Eduardo Vicentini de Medeiros – Unisinos

2. 16h30min Apresentações de Comunicações
  3. 18h Conferência de abertura – "Aqui estou": Experiência, Deliberação e Economia em Thoreau
    []Conferencista: Prof. Dr. Kelly Dean Jolley – Auburn University – Alabama/EUA

Unisinos – Campus Porto Alegre
  4. 19h30min Painel – "O apelo da Natureza"
    [] Conferencista: Profa. Dra. Denise Bottmann – Curitiba/PR

[] Conferencista: Prof. Dr. Flávio Williges – UFSM

Apresentação

No ano de 2017 comemora-se o bicentenário de nascimento de Henry David Thoreau (1817-1862). Escritor, abolicionista e catalisador do Transcendentalismo Americano, Thoreau escreveu obras literárias fundamentais para o período. A Week on the Concord and Merrimack Rivers (1849), Resistance to Civil Government (1849), Walden (1854), A Plea for Captain John Brown (1859) e Walking (1862) são sismógrafos da rara efervescência intelectual de um dos mais ricos estratos da história americana.
As três décadas do Transcendentalismo ou Renascença Americana, entre 1830 e 1860, testemunharam o momento em que o pensamento norte-americano adquire sua peculiar identidade em reação aos modelos importados do outro lado do Atlântico. Compreender a ebulição de originalidade na literatura de ficção, na crítica social e política, no sentimento religioso, enfim, na filosofia de nomes como Ralph Waldo Emerson, Margaret Fuller, Theodore Parker e Henry David Thoreau é condição necessária para demarcar as promessas de um ethos para o Novo Éden na América do século XIX. Promessas que, em razão de sua radicalidade e novidade, ainda estão longe de encontrar solo fértil e largo.
Em momentos críticos, como aqueles vividos no Brasil contemporâneo ou na antevéspera da Guerra Civil Americana, temas fundamentais ressurgem com força na cena pública. O papel do Estado, a configuração das instituições democráticas, os limites das liberdades civis e a formação da ampla cidadania são debatidos e colocados em xeque. Nossa proposta é apresentar a obra de Thoreau ao público universitário e demais interessados, destacando aspectos que possam iluminar este debate, tendo como ponto de fuga seu famoso ensaio "Resistência ao Governo Civil", popularmente conhecido como "Desobediência Civil".

Geral:
Promover a discussão e análise da obra de Henry David Thoreau (1817-1862) no Brasil. Conhecer e debater a influência de seu mais famoso ensaio "Resistência ao Governo Civil" na agenda de fundamentais manifestações políticas nos séculos XX e XXI.

Específicos:
– Destacar a influência da obra de Henry David Thoreau nas discussões contemporâneas sobre sustentabilidade e preservação ambiental;
– Estimular o debate sobre o Transcendentalismo Americano na comunidade acadêmica nacional;
– Publicar uma edição especial do Caderno IHU Ideias sobre a obra de Thoreau;
– Promover intercâmbio intelectual entre reconhecidos estudiosos norte-americanos sobre Thoreau e a comunidade filosófica nacional;
– Inserir o Simpósio "Caminhando e desobedecendo: Thoreau 200 anos" na ampla programação internacional de comemoração do bicentenário do autor.

Apresentação de Trabalhos

Acesse convocatória com as normas e prazos.

É destinado a quem?

Estudantes, professores/as, pesquisadores/as e comunidade acadêmica em geral.

Dias de aula

Conforme o programa.