18/10/2016
Instituto Humanitas Unisinos - IHU
São Leopoldo

Apresentação

O VI Seminário Observatórios – Democracia, Políticas Públicas e Informação dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios com atuação no campo social comprometidos com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade contemporânea. O evento de 2016, promovido pela Rede de Observatórios, propõe o aprofundamento teórico-prático sobre o protagonismo dos Observatórios como instâncias de informação, formação e controle social.

Confira aqui os vídeos do Seminário.

Objetivo geral

• Analisar as metodologias e impactos dos Observatórios, em vista de fortalecer o seu protagonismo nos processos de afirmação da democracia, das políticas públicas e da informação na sociedade brasileira contemporânea.

Objetivos específicos

• • Promover a análise e o debate sobre as experiências dos Observatórios como instâncias de informação, formação e controle social nos contextos locais, regionais e nacional.
  • • Atualizar o papel dos Observatórios, em meio ao processo de fragilização da democracia brasileira, dos direitos e políticas públicas.
  • • Identificar perspectivas para a qualificação e articulação dos observatórios enquanto instrumentos potencializadores da democratização da sociedade e do Estado.

Apresentação de trabalhos

Poderão ser apresentados trabalhos cinetíficos. Acesse aqui a convocatória com as normas e prazos.

Confira aqui a lista de trabalhos aprovados.

Certificado

Os certificados estarão disponíveis a partir de 02/11/2016 no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados. É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

Prof. MS Álvaro Santi – Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Profa. Ms Brizabel Müller da Rocha – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
MS Cristina Martins – Fundação de Economia e Estatística – FEE
Profa. Dra. Daniela Garcez Wives – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – URGS
Profa. Dra. Gabriela Coelho de Souza – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – URGS
MS Hélios Puig Gonzalez – Fundação de Economia e Estatística – FEE
Prof. Dr. Inácio Neutzling – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
João Batista Santos Conceição – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Prof. MS José Silon Ferreira – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Liane Rose Reis Garcia Bayard das Neves Germano – Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Prof. Dr. Lucas Graeff – Unilassale
Marcelo Medeiros Carvalho – Observatório Discriminação Racial no Futebol
Profa. Dra. Marilene Maia – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Matheus Nienow – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Prof. Dr. Moisés Waismann – Unilasalle
Rodrigo Rodrigues Rangel – Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Prof. Dr. Ruda Ricci – Instituto Cultiva

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos
Observatório Luciano Mendes de Almeida – OLMA
Observatório Juvenil do Vale – Unisinos
Observatório Cultural Unilasalle
Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas – Unilasalle
Observatório da Cidade de Porto Alegre – ObservaPOA
Observatório da Cultura de Porto Alegre
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional – Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural – UFRGS
Observatório Juventude em Situação de Prisão – IPA
Fundação de Economia e Estatística – FEE
Sindicato dos sociólogos do Rio Grande do Sul
Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos – CCIAS
Curso de Graduação em Serviço Social – Unisinos
Curso de Graduação em Ciências Sociais – Unisinos
Curso de Graduação de Ciências Econômicas – Unisinos
Curso de Graduação em Comunicação Social – Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Curso de Graduação em Pedagogia – Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais – Unisinos

1. 8h30min Abertura
  2. 9h Roda de conversas sobre experiências dos Observatórios
    []Debatedor: Prof. Dr. Rudá Ricci – Instituto Cultiva
    Confira aqui o material apresentado em PDF.

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU

Entrevista: Eleição do desencanto do eleitor. 'Não temos mais um partido hegemônico de esquerda no Brasil'. Entrevista especial com Rudá Ricci.
  3. 12h Intervalo
  4. 13h30 Apresentação de trabalhos, conforme as temáticas do Seminário: democracia, políticas públicas e informação.
  5. 17h Intervalo
  6. 18h Lançamento das produções dos Observatórios.
  7. 19h30min Conferência – Observatórios e a democratização da democracia.
    []Conferencista: Prof. Dr. Rudá Ricci – Instituto Cultiva

Confira aqui a apresentação utilizada pelo conferencista.

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU
  8. 22h Encerramento