20/02 a 31/03/2019
Professores/as e pesquisadores/as de instituição de ensino superior, com apresentação de trabalho: R$ 250,00
Alunos/as de graduação e de pós-graduação, com apresentação de trabalho: R$ 150,00
Professores/as e pesquisadores/as de instituição de ensino superior, sem apresentação de trabalho: R$ 100,00
Alunos/as de pós-graduação, sem apresentação de trabalho: R$ 80,00
Alunos/as de graduação e professores/as da Educação Básica, sem apresentação de trabalho: R$ 60,00

01/04 a 30/05
Professores/as e pesquisadores/as de instituição de ensino superior, com apresentação de trabalho: R$ 300,00
Alunos/as de graduação e de pós-graduação, com apresentação de trabalho : R$ 200,00
Professores/as e pesquisadores/as de instituição de ensino superior, sem apresentação de trabalho: R$ 150,00
Alunos/as de pós-graduação, sem apresentação de trabalho: R$ 100,00
Alunos/as de graduação e professores/as da Educação Básica, sem apresentação de trabalho: R$ 80,00

01/06 a 01/07
Professores/as e pesquisadores/as de instituição de ensino superior, com apresentação de trabalho: R$ 350,00
Alunos/as de graduação e de pós-graduação, com apresentação de trabalho: R$ 250,00
Professores/as e pesquisadores/as de instituição de ensino superior, sem apresentação de trabalho: R$ 200,00
Alunos/as de pós-graduação, sem apresentação de trabalho: R$ 120,00
Alunos/as de graduação e professores/as da Educação Básica, sem apresentação de trabalho: R$ 100,00

As inscrições iniciam em 20/02/2019.

Apresentação

O VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) é um espaço para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação debaterem questões relacionadas ao desenvolvimento da linguagem e ao desenvolvimento humano e profissional, apontando desafios contemporâneos e perspectivas para a pesquisa no contexto do ensino e da formação docente, a partir da perspectiva teórico-metodológica do ISD.

Os seguintes eixos temáticos acolherão as propostas de trabalhos no VI Encontro Internacional do ISD:

a) questões teóricas e metodológicas do ISD sobre linguagem e desenvolvimento e relações com outros aportes teóricos: diálogos inter/trans/disciplinares;
b) estudos de linguagem: instrumentos de análise e estudo de gêneros, textos, discursos, na perspectiva do ISD;
c) dinâmica(s) das práticas profissionais e desenvolvimento humano: atividades didáticas, atividades de trabalho, atividades profissionais;
d) ensino e formação docente: desenvolvimento profissional, formação inicial e continuada;
e) engenharia e experiências didáticas para apropriação da linguagem: experiências docentes de ensino de línguas, em qualquer nível de ensino, em diferentes dimensões, como escrita, leitura, oralidade, análise linguística, na perspectiva do ISD.

Serão aceitos trabalhos em duas modalidades: sessões coordenadas e comunicações individuais. O período de submissão de resumos vai de 25/10/2018 a 27/02/2019. Saiba mais aqui

Quais são os objetivos?

Discutir pesquisas realizadas a partir do aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo voltadas à temática da linguagem e desenvolvimento humano e profissional.
Identificar desafios contemporâneos e perspectivas para a pesquisa no contexto do ensino e da formação docente.
Debater propostas e experiências didáticas para a apropriação e o desenvolvimento da linguagem.

É destinado a quem?

Professores, pesquisadores e estudantes das áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada, Educação e Psicologia; demais interessados em questões de linguagem, desenvolvimento humano e/ou formação de professores e práticas de ensino de línguas.

Dias de aula

Conforme programação

Dia 02/07/2019
17h30: credenciamento no evento.
18h30min: boas-vindas e abertura do VI Encontro Internacional do ISD.

Dia 03/07/2019
8h30min às 9h: credenciamento.
9h às 10h15min: “Da criação ao momento atual: retomada crítica do ISD” em apresentação dialogada entre Jean-Paul Bronckart (UNIGE) e Bernard Schneuwly (UNIGE), com mediação de Joaquim Dolz (UNIGE).
12h às 14h: almoço.
14h às 15h30min: sessões simultâneas de comunicações coordenadas com debatedores convidados
15h30min às 16h: coffee break.
16h às 17h30min: sessões simultâneas de comunicações coordenadas com debatedores convidados
18h às 19h: síntese/balanço crítico do primeiro dia do VI Encontro do ISD com Ecaterina Bulea-Bronckart (UNIGE) e Eulália Leurquin (UFCE).

Dia 04/07/2019
9h às 10h30min: sessões simultâneas de comunicações coordenadas com debatedores convidados.
10h30min às 12h: sessões simultâneas de comunicações coordenadas com debatedores convidados.
12h às 13h30min: almoço.
13h30min às 15h: sessões simultâneas de comunicações coordenadas com debatedores convidados.
15h às 15h30min: coffee break.
15h30min às 17h: sessões simultâneas de comunicações coordenadas com debatedores convidados.
17h às 18h: síntese/balanço crítico do segundo dia do VI Encontro do ISD, com Antónia Coutinho (U. Nova de Lisboa) e Regina Celi Mendes Pereira (UFPB).
18h às 19h: lançamento de livros.

Dia 05/07/2019
9h às 10h30min:sessões simultâneas de comunicações coordenadas com debatedores convidados.
12h à 13h30: almoço.
15h às 15h30min: coffee break.
15h30min às 17h: sessões simultâneas de comunicações individuais com debatedores convidados.
17h às 18h: síntese/balanço crítico do terceiro dia do VI Encontro do ISD com Joaquim Dolz (UNIGE) e Florência Miranda (U. Rosário).
18h às 18h30min: encerramento do evento com Ana Maria de Mattos Guimarães (UNISINOS), Anderson Carnin (UNISINOS) e Eliane Lousada (USP).

Submissão de trabalhos

» Saiba mais sobre o envio de trabalhos aqui!

Ana Maria de Mattos Guimarães
Anderson Carnin